23 dez 2011 - 3h40

Kleberson: o coração atleticano

Arena da Baixada, dia 02 de agosto de 2001. Atlético e Grêmio se enfrentavam pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo tenso, tradicional entre paranaenses e gaúchos, pequenos detalhes foram suficientes para definir a partida. Aos 13 minutos do segundo tempo, quando o Furacão já vencia por 1 a 0, o jovem meia Kleberson, de apenas 21 anos, ajeitou a bola e cobrou uma falta com força e precisão no canto do gol gremista. Era o segundo gol atleticano! O gol que confirmava a primeira vitória do Atlético no campeonato mais importante de sua história e que apresentava para o Brasil o novo ídolo do Clube Atlético Paranaense.

Natural da cidade de Uraí, localizada no interior do Estado do Paraná, Kleberson foi revelado pelas categorias de base do Furacão e ganhou um vaga no time titular ao apresentar um futebol vistoso, com muita técnica e com um fôlego invejável. Vestindo a camisa 10 atleticana, o jogador se destacou como o “motorzinho” da equipe campeã brasileira, mantendo uma regularidade impressionante durante toda a competição, ditando o ritmo de jogo e organizando a equipe rubro-negra.

A importância de Kleberson para o Furacão no Brasileiro de 2001 pode ser conferida em uma rápida análise das partidas disputadas pela equipe paranaense. Das 31 partidas do Atlético no campeonato, o jovem meia esteve presente em 29, em todas elas como titular. Além das inúmeras assistências para gols e dos passes perfeitos, o atleta conseguiu balançar as redes adversárias em três oportunidades, caindo rapidamente nas graças da torcida atleticana.

No final da competição, além do inédito título brasileiro, Kleberson foi premiado pela Revista Placar como o melhor jogador em sua posição (Bola de Prata) e ficou em segundo lugar na premiação para o melhor jogador do campeonato (Bola de Ouro), perdendo somente para o, também, atleticano, Alex Mineiro. No ano seguinte, ainda colhendo os frutos de um Campeonato Brasileiro perfeito, o meia foi convocado para a Copa do Mundo, onde defendeu a seleção brasileira e sagrou-se pentacampeão mundial.

 



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…