O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
2 jul 2012 - 17h33

O que faria Jofre Cabral e Silva?

Há 44 anos morria o maior presidente do Atlético de todos os tempos. Jofre Cabral e Silva, uma lenda para os jovens torcedores atleticanos.

Um homem corajoso, formador de opinião e com trânsito em todos os segmentos da sociedade, temido por todos os adversários.

Em 1967 o Atlético foi rebaixado para a 2a. divisão do Campeonato Paranaense, eu estava lá na Vila Capanema e presenciei o Grêmio de Maringá fechar o caixão do CAP após nova derrota acachapante. Também na mesma Vila Capanema os coxas nos deram uma surra naquele ano: 5X0.

O Atlético tinha em seu elenco: Gil (goleiro),Zig, Tito, Carlos Costa, Charrão, Amaury, Alfredo, Jair Henrique, Castor, Ivan, Vermelho, Gasparim, entre outros. Com estes jogadores fomos rebaixados.

Jofre Cabral não se conformou com a queda do rubro-negro. Virou a mesa, rasgou o regulamento na frente do José Milani (na época presidente da FPF) e prometeu uma radical mudança no Atlético e consequentemente no futebol paranaense.

Trouxe então um time inteiro para jogar no Atlético, alguns jogadores já consagrados, outros em início de carreira e promissores. Vieram Djalma Santos, Bellini, Gilberto, Nair, Paulista, Dorval, Gildo, Milton Dias, Zé Roberto, Sicupira e Nilson.

Só permaneceram do elenco derrotado aqueles que se comprometeram com a nova filosofia de Jofre. Ficaram Charrão, Alfredo, Amaury e Jair Henrique.

Os mais velhos lembram bem como foi o vitorioso ano de 1968, manchado apenas pela tragédia do falecimento do grande presidente numa tarde de junho de 1968 no Estádio Vitorino Gonçalves Dias, no jogo Atlético X São Paulo (extinto time da cidade de Londrina). Jofre morreu fulminado por um infarto do coração, coração rubro-negro apaixonado e sofrido como sempre foi nossa sina de amor por este clube.

Amigo leitor, a resposta ao enunciado no título do texto seria: Jofre Cabral não permitiria tamanha vergonha pelo qual passa nosso clube. Nosso querido presidente iria mandar embora essa cambada de come-dorme sem comprometimento com o Atlético e buscaria sim um novo esquadrão para defender as cores rubro-negras.

Necessário um expurgo já. Este ambiente que se formou no clube é muito parecido com o de 1967 quando o Atlético foi rebaixado para a 2a. divisão do paranaense. Agora o risco é rebaixamento para a Série C do brasileirão.

Que saudades do maior presidente do Atlético de todos os tempos: Jofre Cabral e Silva.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…