31 out 2012 - 0h02

Os caminhos para voltar à Série A

Faltando apenas cinco jogos para o término da Série B, a torcida rubro-negra começa a contar nos dedos quantos dias faltam para acabar essa dura e, em certos momentos, complicada caminhada para o lugar do qual não deveria ter saído.

A caminhada na reta final não será fácil e o primeiro adversário destes últimos cinco jogos será diante do concorrente direto pela disputa da última vaga para a Série A, o São Caetano, adversário do próximo sábado, em confronto marcado no Anacleto Campanella.

Para ajudar o torcedor rubro-negro a entender essa caminhada final, a Furacao.com preparou um guia com a análise dos próximos jogos do Atlético, a matemática e a expectativa de cada jogo.

O que já foi e o que falta [imagem: André Grocheveski]

Matemática do acesso

Atípica, a Série B desta temporada mostra a força das equipes que estão brigando pelo acesso. Nos últimos seis anos, de 2006 a 2011, a equipe que conquistou a última vaga para a Série A alcançou no máximo 65 pontos e a média de pontuação para o acesso era de 62 pontos. Isso quer dizer que o Furacão já está garantido na Série A ano que vem? Certamente não.

A matemática para o Rubro-Negro resume-se a três vitórias em cinco jogos, ou seja, precisa de 60% de aproveitamento. Porém, dessas três vitórias, é obrigatório vencer o São Caetano para abrir quatro pontos de vantagem.

Dos cinco jogos que faltam para essa caminhada, três serão fora de Curitiba (São Caetano, ASA e Criciúma). O jogo diante do América-RN será realizado no Ecoestádio Janguito Malucelli e a despedida da Série B, que será contra o Paraná Clube, ainda não tem local definido.

Confrontos

x
Local: Anacleto Campanella
Data: 03/11
Hora: 16h20
Primeiro turno: Atlético 0x1 São Caetano

Este é o principal e mais importante jogo dos últimos cinco jogos. As duas equipes brigam pela quarta colocação na tabela e, consequentemente, pela última vaga que dará o acesso Série A em 2013. Vale relembrar que este jogo já tem toda a mística especial para a torcida rubro-negra, que recorda do título de Campeão Brasileiro sobre o Azulão. No último confronto, no primeiro turno da Série B, o Azulão conseguiu a vitória por 1 a 0, com gol de Geovane, no Caranguejão.

x
Local: Ecoestádio Janguito Malucelli
Data: 06/11
Hora: 16h00
Primeiro turno: América-RN 0x2 Atlético

O América-RN virá ao Ecoestádio apenas para cumprir tabela, já que não tem mais ambições de voltar à Série A, além de estar livre de qualquer preocupação com o rebaixamento. O Mecão começa a trabalhar para planejar a próxima temporada e pode enfrentar o Furacão com um time misto. No primeiro encontro esse ano, o Atlético venceu o América-RN por 2 a 0, em pleno Estádio Nazarenão. O América-RN foi a equipe responsável pelos primeiros gols do atacante Marcão com a camisa atleticana.

x
Local: Estádio Coaracy da Mata (Fumeirão)
Data: 09/11
Hora: 21h50
Primeiro turno: Atlético 1×0 ASA

A equipe alagoana conseguiu a tranquilidade nesta Série B. Faltando cinco jogos para o término do Campeonato Brasileiro, o ASA poderia ter tido melhor sorte conquistando alguns pontos fora de casa. O time de Arapiraca está em processo de planejamento da próxima temporada e já planeja uma lista de dispensas e, assim, o Furacão deve enfrentar um time misto do ASA. No primeiro turno, o Furacão venceu com um gol de Paulo Baier no final do jogo.

x
Local: Heriberto Hülse
Data: 17/11
Hora: a definir
Primeiro turno: Atlético 1×0 Criciúma

O duelo no Heriberto Hülse deverá ser de dificuldades para o Furacão, um jogo com duas das melhores equipes do ano: uma brigando pelo título e a outra pelo acesso. O estádio catarinense deverá estar tomado pela torcida do Tigre e tentará exercer uma grande pressão sobre o Rubro-Negro. Esta será uma partida em que os técnicos não deverão poupar jogadores, que buscarão a vitória a todo instante. A equipe que tiver maior controle da parte emocional poderá vencer.

x
Local: a definir
Data: 24/11
Hora: a definir
Primeiro turno: Paraná Clube 1×2 Atlético

Na última partida do Furacão no campeonato, a torcida atleticana espera que a equipe já tenha o acesso garantido para a primeira divisão. No confronto, o Paraná deverá jogar para tentar encerrar o ano com uma vitória, enquanto para o Atlético poderá ser a consolidação da temporada. No primeiro turno, o Atlético venceu o Paraná na Vila Capanema por 2 a 1 e busca repetir o feito para fechar a Série B com chave de ouro.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…