26 nov 2012 - 21h00

Manoel, o capitão do acesso atleticano

Coadjuvante na zaga em seus primeiros, Manoel se firmou em 2012 e termina o ano do acesso com a braçadeira de capitão. Emocionado ao final da partida entre Atlético e Paraná Clube, que garantiu o acesso ao Furacão, Manoel chorou e desabafou, mostrando que apesar de uma trajetória difícil, o Furacão voltou a soprar forte e ao lugar de onde não pode mais sair.

Natural de Macabal, no Maranhão, o grandalhão de fala mansa surpreende os adversários por sua força, aliada à técnica. Zagueiro de poucos cartões, Manoel foi o jogador que mais disputou partidas pelo Atlético em 2012. Dos 70 jogos do Rubro-negro, o zagueiro esteve fora de apenas oito. Na série B também se destacou pela regularidade em 33 das 38 partidas da equipe.

Em pesquisa realizada pela Furacao.com após o final do primeiro turno desta série B, Manoel foi considerado o destaque da equipe entre os torcedores que votaram em enquete do site. O zagueiro tinha sido o único jogador a disputar todas as partidas do primeiro turno do começo ao fim.

Cobiçado por algumas grandes equipes do futebol brasileiro desde o ano passado, Manoel optou por permanecer no Atlético e, em outubro, completou 200 jogos com a camisa rubro-negra. Manoel Messias Silva Carvalho chegou ao Furacão em 2006, para atuar nas categorias de base, onde conquistou alguns títulos e foi o destaque atleticano na Copa São Paulo de 2009. Em janeiro, junto com seu empresário, Manoel acertou sua renovação com o Furacão até 2015.

No ataque

O momento curioso de Manoel em 2012 foi sua atuação no ataque rubro-negro. Sob o comando do técnico Juan Carrasco, o zagueiro foi improvisado no ataque durante o segundo tempo da partida contra o Corinthians Paranaense, no Ecoestádio Janguito Malucelli.

Manoel entrou no intervalo, no lugar de Ricardinho e surpreendeu os torcedores na arquibancada. Porém, a invenção do técnico uruguaio não surtiu efeito e Manoel mostrou que, apesar de ter marcado três gols neste ano, é bom mesmo jogando na zaga.

Fratura e cirurgia

Ainda durante o Campeonato Paranaense, Manoel sofreu uma fratura no nariz, ao ser atingido na partida contra o Paranavaí. O zagueiro precisou passar por uma cirurgia e, após desfalcar a equipe por algumas rodadas, o zagueiro surpreendeu ao atuar mascarado. Manoel passou a entrar em campo com uma proteção no rosto, para evitar contatos no local da cirurgia.

Confira a ficha técnica do jogador:

Nome: Manoel Messias Silva Carvalho
Posição: zagueiro
Peso: 82 kg
Altura: 1.81 m
Data de nascimento: 26/02/1990
Clubes em que atuou: departamento de formação



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…