O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
12 dez 2012 - 8h40

Petraglia e os exterminadores do futuro

O tal PCV, comentarista do SporTV, afirmou durante a transmissão do jogo de inauguração da Arena do Grêmio que o estádio custou cerca de 600 milhões de reais e que a torcida tricolor gaúcha tem orgulho de não haver sido colocado na obra qualquer dinheiro público.

Em verdade, como ninguém desconhece, houve lá sim uma série de benefícios públicos, de isenção fiscal a alteração da lei de zoneamento e doação de terrenos originalmente da prefeitura de Porto Alegre, que tornaram o negócio mais atraente para a OAS; só que, lá, ninguém admite a existência de dinheiro público na obra.

Aí é que está: cá no nosso autofágico Paraná, já foi dito oficialmente que unicamente a tão-só utilização do denominado “potencial construtivo” – coisa que também ocorreu em Porto Alegre – para viabilizar a edificação da Arena CAP Fifa, já caracteriza emprego de dinheiro público.

Imaginem se a Prefeitura de Curitiba, a exemplo do que fez a de Porto Alegre, também doasse terrenos para sediar a construção da nossa Arena CAP… seria a instauração de uma CPI para cada metro quadrado desses terrenos; putz, ainda bem que o terreno e mais da metade da obra já era de nossa propriedade.

Bem… aqui, o custo total da obra é de 180 milhões de reais, ou seja, no mínimo, 3 vezes menos do que custou a do Grêmio de Porto Alegre, sendo que, para a nossa, segundo se sabe, ainda não liberaram sequer um centavo do importe correspondente ao respectivo financiamento… ah, ainda querem reduzi-lo de 132 milhões para 90 milhões, embora tenham exigido garantia real do CAP desde início das conversações e de já a terem obtido de há muito.

Ah… a Arena do Grêmio, que não receberá jogos da Copa 2014, já foi totalmente construída e está sendo inteiramente inaugurada hoje… a nossa, que sediará quatro jogos desse torneio mundial, como toda a semana faz questão de noticiar a nossa medíocre e provinciana mídia, “voltou à estaca zero” – vi ainda hoje novamente a utilização dessa expressão por um de nossos veículos de comunicação escrita.

A conclusão racional acerca disso tudo é a de que, fosse lá em Porto Alegre, em São Paulo, no Piauí, no Inferno ou na PQP, pois, a nossa Arena CAP Fifa, com toda a certeza, já teria sido inaugurada antes da do Grêmio.

E viva o atraso, a ignorância, o provincianismo e, principalmente, as ilustres personalidades reacionárias e autofágicas que nos estão aqui a cercar por todos os lados…

Vou dizer só mais uma coisa: o Mário Celso Petraglia é mesmo um heroi… deveria, já de há muito – ele que, segundo me consta, é de origem remota uruguaia e gaúcho de nascimento -, ter sido agraciado com um título de cidadão honorário de nosso estado e de nossa cidade, pois o tão-só fato de fazer tudo o que já fez por aqui e ainda quer fazer – e vai fazer, não tenham dúvidas – já o credencia a ser destinatário desses títulos. ele é, por assim dizer, o mais paranaense de todos os paranaenses e o mais curitibano de todos os curitibanos, pois é uma exceção excepcionalíssima a toda essa nossa inigualável mediocridade de ‘terra sem bandeira’ que contamina as mentes de todos os nossos conterrâneos de nascimento. é um cara cuja cabeça privilegiada está sempre 20 ou 30 anos à frente de todas as demais – no que diz com as que aqui existem, talvez não menos de 100 anos.

Tudo aquilo que ele previa há mais de 15 anos passados está agora acontecendo – e ninguém falava nisso nessa época. não conheço o Mário Petraglia e nem sei dizer absolutamente nada acerca de sua vida pessoal e profissional, mas tenho a certeza que, assim como eu, a esmagadora maioria dos ‘paranaenses’ e ‘curitibanos o admiram e o invejam, embora não admitam isso por óbvias razões.

Ah… e como bem disse algures o nosso Mário Schirmer, tem sim dinheiro público em nossa obra… mas, e daí? milhares de outras obras também utilizaram, utilizam e vão continuar utilizando recursos públicos… isso é uma prática normal, autorizada por lei e condicionada a certos requisitos… é o nosso caso…

Ao invés do que talvez dissesse o Domingos Moro a respeito do assunto: “AINDA NÃO ESTÁ PAUTADO, MAS DEVERIA!”



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…