O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
8 maio 2013 - 17h30

Borrusia Presente x Atlético Futuro

Borrusia Dortmund é um clube a ser seguido como exemplo. É um campeão mundial e da Champions League, há dez anos estava falido e sem perspectiva alguma. Devido ao fair play financeiro da Bundesliga teve que apertar o orçamento e saldar dividas. A cidade de Dortmund, sede do Borrusia tem aproximadamente 600.000 habitantes e seu estádio o Signal Iduna Park tem uma taxa de ocupação de quase 100%, com 80.000 lugares para o campeonato alemão e 60.000 para competições internacionais em que a ocupação é reduzida. Sua torcida é um show a parte com a famosa “Muralha Amarela” que se localiza atrás do gol e os mosaicos criativos na entrada do time. Em 2013 chega novamente a final da Champions League com um orçamento de 8 a 10 vezes menor que os demais semifinalistas, Barcelona, Real Madri e o compatriota Bayern com quem disputara a final em Wembley. Sua comissão técnica é jovem com um estilo de jogo moderno, e no elenco principal de dezesseis jogadores, cinco são oriundos da base, dois contratados de equipes maiores que estavam desacreditados, dentre eles Hummeis, melhor zagueiro da competição pretendido pelo Barcelona, cinco contratados de equipes de menor expressão da Alemanha e estrangeiros principalmente da Polônia pais vizinho. Já vendeu Gotze por 37 milhos de Euros, este cria da base, e Lewandowski, polonês que custou pouco ao clube quando da sua aquisição no interior da Polônia, deve ser negociado num valor entre 20 e 30 milhões de Euros. Suas ações na Bolsa de Valores explodiram com o clube chegando a final. É um clube exemplo de ambição, mesmo com um orçamento infinitamente inferior do que os gigantes europeus chega a final perdendo apenas uma partida em sua campanha e fazendo parte na primeira fase de um grupo mais que da morte com o Real Madrid, Ajax e Man.City.

Em termos de contrato com a TV e publicidade, a diferença do Atlético para os dois times com maior torcida chega a ser de 60%, nestes quesitos o Atlético recebe praticamente um terço do que recebe estes dois, para os demais a diferença vai diminuindo gradativamente. Com a Arena pronta, moderna e multiuso, tendo um naming rights e eventos, a participação ativa da torcida atleticana assim como a do Borrusia nos jogos e nas campanhas de futuros sócios, garimpando talentos pela America Latina onde o Real é valorizado e tendo uma base no clube forte e reveladora de talentos com uma comissão técnica moderna e permanente; já dá para afirmar que as diferenças a médio prazo não serão tão grandes, pois teremos outras fontes de rendas que outros times não terão, e quase todos estão endividados com a maioria não tendo estádio moderno ou sendo reféns de empreiteiras. Vendo o Borrusia como exemplo e seguindo a sua ambição de querer ganhar, nosso futuro poderá ser promissor, pois nem uma torcida no Brasil é como a do Atlético.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…