19 jun 2013 - 9h38

Programa mostra discussão de torcedores em clima de bar

Um assunto muito debatido, uma fórmula conhecida, mas com uma linguagem diferente. Esta é a proposta do Pão Com Vina FC, videocast sobre futebol produzido em Curitiba e que já começa a chamar a atenção dos torcedores paranaenses.

O assunto é futebol, em especial o momento atual dos times de Curitiba. A fórmula você já conhece: um torcedor de cada clube defendendo as suas cores e tirando sarro do rival. A atração do Pão Com Vina é a maneira como o conteúdo é produzido: enquanto um fala, outro toma cerveja e come amendoim. Quando alguém se empolga com seu time, é interrompido com a lembrança de algum vexame. Tudo num clima informal, no melhor estilo de conversa em mesa de bar.

Os idealizadores confessam a inspiração em atrações que fizeram sucesso na TV paranaense (o precursor foi o Tribuna no Esporte, em 2002, por sua vez inspirado no mineiro Alterosa Esporte, no ar desde 1997) e dizem que esperam suprir uma carência na Internet. "A ideia surgiu enquanto navegávamos na internet, assistindo videocasts de infinitos temas, mas quase nenhum sobre futebol. O Pão Com Vina é baseado em programas de TV que já existiram aqui no Paraná, principalmente, mas com uma linguagem mais moderna, de internet", conta André Grochevski, o Adeh, o atleticano do trio – que conta ainda com o coxa-branca Lucas Cordeiro (Xermi) e com o paranista Marcelo Wilinski (Celotas).

Os três são amigos de longa data e revelam que tinham essas discussões sempre que se encontravam. A diferença é que, agora, o bate-papo é gravado e publicado no YouTube.

Lançado há três semanas, o canal do Pão Com Vina já conta com 500 seguidores. Os seis vídeos totalizam 15 mil acessos. Os idealizadores não traçaram uma meta; querem se divertir falando de futebol. "Sentimos falta de um programa assim na internet, um programa que assistiríamos se existisse. Tivemos a ideia, colocamos em prática e estamos gravando com nossos próprios esforços, com a ajuda de amigos, e faremos enquanto acharmos que é interessante. Daqui pra frente só o tempo dirá", profetiza André.

Espontaneidade

Assim como programas dedicados a outros temas que vêm fazendo sucesso na Internet, o Pão Com Vina FC aposta na liberdade proporcionada pelo veículo para conquistar o público.

"A TV limita muito as expressões do verdadeiro torcedor que acompanha time, vai no estádio. Por exemplo, no primeiro programa eu xingo um jogador do Coxa, como se estivesse no jogo, coisa que jamais seria possível na TV. Além do fato de que quem decide o conteúdo e edita o que deve sair somos nós mesmos, e fazemos sem medo, pois como falamos em um episódio, o programa é de torcedor para torcedor", explica André.

A liberdade de manifestar livremente o pensamento é evidenciada na hora de apontar o colega mais mala: "Obviamente que é o coxa, o paranista é muito deprimido com o time dele pra ser mala".

Serviço

Facebook:
https://www.facebook.com/PaoComVinaFC

Youtube:
http://www.youtube.com/PaoComVinaFC

Programa especial sobre a Seleção:
http://www.youtube.com/watch?v=yXEKVxfhNV0

Último programa:



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…