24 jul 2013 - 22h17

Classificado, Atlético não participa da Sul-Americana

Com a vitória de hoje diante do Paysandu, o Atlético se classificou para as oitavas-de-final da Copa do Brasil e fica fora da Copa Sul-Americana.

O novo regulamento da Copa do Brasil, com a participação de 86 times, obrigou a CBF a fazer alterações no regulamento de classificação para a Copa Sul-Americana. Até 2011, os times que tivessem as melhores campanhas no Campeonato Brasileiro e não fossem classificados para a Copa Libertadores da América seriam automaticamente classificados para a Sul-Americana. Porém, com o aumento do número de times participantes e, consequentemente, da duração da Copa do Brasil, alguns times classificados para as oitavas-de-final não teriam calendário para disputar a competição continental. Assim, de acordo com a resolução da CBF, os clubes classificados para as oitavas-de-final da Copa do Brasil e que também tivessem direito à vaga na Sul-Americana ficam de fora da disputa continental, dando lugar aos times que ocuparam as posições seguintes na classificação do Campeonato Brasileiro do ano anterior.

O Atlético, por ter terminado a série B o Campeonato Brasileiro de 2012 na terceira colocação, poderia ficar com a vaga da Sul-Americana caso não passasse pelo Paysandu. As outras vagas para a competição seriam ocupadas por Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Náutico, Coritiba e Ponte Preta, de acordo com a classificação no Brasileiro de 2012. Como Flamengo, Internacional e Cruzeiro já passaram para as oitavas-de-final, cederam suas vagas para Bahia, Portuguesa e Criciúma (segundo colocado da série B de 2012, já que o campeão Goiás também passou de fase na Copa do Brasil).

Assim, caso Botafogo, Santos ou Ponte Preta avançassem na Copa do Brasil e o Atlético não tivesse se classificado, ficaria com a vaga da Sul-Americana.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…