30 jul 2013 - 16h21

Atlético tem saldo positivo na bola parada em 2013

O time principal do Atlético Paranaense tem saldo positivo nas jogadas de bola parada na temporada 2013. Contando apenas os lances de escanteios e faltas cruzadas para a área, a equipe marcou seis gols nesse tipo de jogada e sofreu cinco.

O destaque individual nesse tipo de ataque é o zagueiro Manoel, com quatro gols após cruzamentos de bola parada. Foram três no Brasileirão e um na Copa do Brasil. Os outros dois gols foram marcados pelos zagueiros Luiz Alberto e Cleberson. Os especialistas nessas cobranças são o volante João Paulo e os meias Felipe e Paulo Baier – cada um tem duas assistências nesse tipo de jogada.

Os cruzamentos de bola parada são responsáveis por 22% dos 27 gols marcados pelo time principal em 2013. E são responsáveis por 25% dos 20 gols sofridos pela equipe.

Outra jogada rara que pode ser incluída nessa estatística é a cobrança de lateral de Jonas direta para a área. No jogo contra o Flamengo, ela resultou em gol de Éderson. Nesse caso, aumentaria para 26% a participação da bola parada “indireta”.

No jogo contra a Portuguesa, no último sábado, o Atlético aumentou essas estatísticas. Marcou um gol após escanteio cobrado por Paulo Baier e finalizado por Manoel. E sofreu um gol em jogada semelhante – escanteio de Correa e cabeceio de Moisés.

Nas bolas paradas diretas, o Atlético também tem saldo positivo. Marcou três gols de pênalti – todos na Copa do Brasil e todos sofridos por Everton. Os três foram convertidos por jogadores diferentes: Paulo Baier, Elias e Felipe. Mas o Atlético não fez nenhum em falta direta nas 14 partidas de 2013. Levou um gol de pênalti e um em falta direta – de Chiquinho, da Ponte Preta, com falha do goleiro Weverton.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…