18 ago 2013 - 20h20

De virada é mais gostoso!

Em grande fase no Campeonato Brasileiro, o Furacão recebeu o Criciúma neste domingo (18), na Vila Capanema, com a expectativa colar de vez no G4. Mas se alguns esperavam uma vitória tranquila, não foi o que ocorreu em campo.

Jogando mal, o Rubro-Negro saiu vencido por 1 a 0 no primeiro tempo. Mas a conversa nos vestiários fez bem ao time que, na segunda etapa, mudou a cara do jogo e foi para cima do Tigre, conseguindo a virada com gols de Paulo Baier, de pênalti, e Éderson.

Com o resultado, o Furacão chegou à quinta posição na tabela e está a apenas um ponto do Corinthians, que com 24 pontos é o primeiro da zona de classificação para a Libertadores. Confira como foi a partida:

Jogando mal, Atlético leva susto no fim do primeiro tempo

O Atlético começou pressionando o Criciúma. Logo no início do jogo, Paulo Baier aproveitou trapalhada do Tigre, roubou a bola e tocou para Zezinho, que errou o cruzamento. Aos quatro, em cobrança de falta, o Maestro bateu muito bem e exigiu grande defesa do goleiro, que foi buscar na gaveta. Aos nove, mais uma vez Paulo Baier levou perigo à meta de Helton Leite, que espalmou a bola que ia no ângulo.

Aos sete minutos, um lance polêmico. Everton disparou pela esquerda e cruzou para Marcelo, que entrava livre na área, de frente para o gol. O atacante atleticano foi empurrado pelas costas, se desequilibrou e não conseguiu fazer a finalização, mas o árbitro Sandro Meira Ricci mandou seguir.

A partir de então, o Rubro-Negro foi dando espaço para o Tigre, que igualou as ações e passou a dominar o jogo. Aos 14, Serginho chutou da entrada da área e, depois do desvio, Weverton fez boa defesa para evitar o gol adversário. Um minuto depois, após cobrança de escanteio, Matheus Ferraz desviou de cabeça e acertou a trave, dando um susto na torcida atleticana.

Desorganizado, o Atlético não conseguia criar jogadas e sofria pressão do Criciúma, cometendo faltas para parar as jogadas. Aos 16, Léo deixou o braço e atingiu o adversário, recebendo o terceiro cartão amarelo. Aos 26, Bruno Silva também foi advertido depois de entrada dura em Serginho.

Aos 40, Marlon recebeu na entrada da área, ajeitou e bateu com efeito, buscando o ângulo de Weverton, mas errou o alvo. E aos 44, Sueliton arrancou pela direita, meteu a bola por entre as pernas de Léo e saiu na cara do gol, batendo à direita de Weverton para abrir o placar na Vila Capanema e decretar o placar do primeiro tempo.

Baier marcou o gol de empate na partida [foto: FURACAO.COM/Joka Madruga]

Na batuta do Maestro, Furacão volta melhor e vira o jogo

Depois do susto na primeira etapa, a conversa no vestiário pareceu surtir efeito e o Rubro-Negro voltou bem melhor para o segundo tempo. Com o estreante Carlos Alberto no lugar de Jonas e reorganizado em campo, o Furacão foi para cima do Tigre.

Aos cinco minutos, Everton fez boa jogada, conduziu a bola até a entrada da área e chutou forte, à esquerda da meta de Helton Leite. Aos oito, Paulo Baier cobrou falta da direita e Luiz Alberto cutucou de cabeça, para fora por muito pouco. Aos 10, Éderson cruzou da direita para Everton, que não conseguiu alcançar a bola.

Em resposta, aos 12 o Criciúma tento chegar com Serginho, que dominou a bola no meio de campo e passou para Lins, mas o jogador estava bem marcado e foi desarmado. Na sequência, Marcelo ganhou na velocidade do zagueiro, dominou a bola e foi derrubado por Gilson. Pênalti para o Atlético que, desta vez, o árbitro não hesitou em marcar.

Na cobrança, sempre ele. Paulo Baier, o Maestro atleticano, pôs a bola na marca da cal e ignorou as macaquices do goleiro, que tentava desviar sua atenção. Chutou com categoria, no canto, empatando o marcador para alegria da nação rubro-negra.

Aos 24, o Criciúma tentou responder com Sueliton, que bateu falta no canto alto de Weverton, mas o goleiro estava esperto e desviou para escanteio. Aos 26, Marlon tocou para Gilson, que invadiu a área atleticana, mas foi desarmado.

E logo em seguida, a redenção e a virada saíram dos pés de Éderson, o goleador atleticano e vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro. Aos 27, depois de esforço de Marcelo, que correu mais que a zaga, dominou a bola e cruzou para o camisa 77 desviar de cabeça, mandando a pelota para o fundo das redes: 2 a 1, para delírio dos mais de 9 mil atleticanos presentes na Vila.

Após o gol da virada, o Tigre tentou reagir, com o técnico Vadão promovendo alterações na tentativa de buscar o empate. Mas foi o Atlético quem continuou levando mais perigo. Aos 37, novamente uma boa jogada de Marcelo, que tocou para Éderson finalizar e ver a bola passar muito perto do gol. Três minutos mais tarde, João Paulo tocou para o camisa 77, que girou e bateu forte, à direita da meta de Helton Leite.

No fim, com a bela recuperação na segunda etapa, o Furacão alcançou o 8º jogo de invencibilidade no Campeonato Brasileiro e o 10º sob o comando de Vagner Mancini, que segue invicto no comando do Rubro-Negro. Mais do que isso, a vitória garantiu ao Atlético a 5ª posição na tabela e pôs o Rubro-Negro de vez na briga por uma vaga na Libertadores.

%ficha=991%



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…