31 ago 2013 - 11h12

Confira a análise tática do Náutico

No final da tarde deste sábado (31), o Furacão entrará pela primeira vez na Arena Pernambuco, para enfrentar o Náutico, em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. A equipe rubro-negra entrará em campo para buscar a décima partida de invencibilidade no certame nacional. Enquanto isso, o Timbu busca retomar o caminho das vitórias no Brasileirão, depois de cinco jogos sem vencer, com quatro derrotas e apenas um empate. O Furacão busca a manutenção no G4, enquanto o alvirrubro pernambucano busca uma reação no campeonato, já que amarga a lanterna da competição.

O Timbu é comandado por Jorginho, treinador que teve uma passagem breve no comando técnico do Furacão na temporada passada. A equipe pernambucana tenta reverter à situação complicadíssima atual, em que conquistou apenas oito pontos em 42 possíveis (o Náutico disputou apenas 14 partidas até o momento). Jorginho deverá manter a base que conseguiu vencer o Sport, no meio da semana, em confronto válido pela Copa Sul-Americana, mas acabou sendo eliminado nos pênaltis. Assim, o alvirrubro entrará na Arena Pernambuco com o time armado no 4-4-2, com Tiago Real e o argentino Diego Morales sendo os responsáveis pelo setor de criação, mas terá o desfalque do volante Derley, que não poderá jogar por estar emprestado pela equipe rubro-negra ao clube pernambucano.

O Náutico tem mostrado que o 4-4-2 se transforma em diversos momentos em seis defensores e quatro atacantes, com Tiago Real, Diego Morales, Rogério e Olivera tentando incomodar a zaga adversária e o restante da equipe fica no campo de defesa (exceto em jogadas de bola parada). Foi desta maneira que Jorginho conseguiu a vitória na quarta-feira, diante do Sport.

Pelo lado rubro-negro, os desfalques para a partida deste sábado são o zagueiro Manoel e o lateral-esquerda Pedro Botelho, que irão cumprir suspensão automática. Manoel recebeu o terceiro amarelo, enquanto Botelho foi expulso na partida diante do Botafogo. Além dos defensores, quem está fora do jogo é o meio-campista Paulo Baier, que conseguiu um efeito suspensivo no STJD, mas como a delegação atleticana já havia viajado, o departamento de futebol resolveu poupá-lo.

Escalações

Náutico*: Ricardo Berna; Oziel, João Filipe, Leandro Amaro e Bruno Collaço; Elicarlos, Martinez, Diego Morales e Tiago Real; Rogério e Juan Oliveira.

Atlético*: Weverton; Léo, Dráusio, Luiz Alberto e Willian Rocha; Bruno Silva, João Paulo, Zezinho, Everton; Marcelo e Éderson.

* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.

Fique de olho: Diego Morales e Tiago Real. Os meio-campistas alvirrubros que jogam mais avançados tem qualidade no passe e conseguem boas jogadas individuais, que podem levar perigo ao gol de Weverton. Outro jogador que merece atenção é o atacante Rogério, que não tem medo de chutar em direção ao gol e tem muita força no arremate.

Caminho da vitória: Com a fase atual vivida pelo alvirrubro, todos os setores da defesa não mostram confiança e podem facilitar o caminho rubro-negro em busca dos três pontos e da manutenção no G4. Marcelo e Éderson deverão explorar a velocidade em cima de Leandro Amaro. Quem poderá ter vida tranquila também é Willian Rocha, que “baterá de frente” com Oziel, que tem dificuldades para marcar e tem um baixo índice de desarmes.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…