26 nov 2013 - 8h10

Flamengo jamais foi campeão empatando o jogo de ida

Empatar o primeiro jogo como mandante não significa ter perdido o título. Uma vez que na história da Copa do Brasil houveram 11 empates na primeira partida, em somente seis delas, o visitante do primeiro jogo terminou com o título do torneio. Nessas cinco finais das quais o mandante do primeiro jogo obteve a conquista da copa, o Flamengo esteve em duas delas (1997 e 2004).

O adversário do Atlético na final da Copa do Brasil jamais foi campeão desta competição após empatar o jogo de ida da final. São três vices campeonato que o rubro-negro carioca tem em sua história. Em duas oportunidades, a decisão foi no Maracanã lotado, mas que acabou em decepção para os flamenguistas.

O primeiro vice aconteceu em 1997. Após empatar com o Grêmio fora de casa por 0 a 0, o Flamengo não soube aproveitar a chance de decidir no Maracanã, e acabou empatando em 2 a 2. Resultado que deu o título para a equipe gaúcha. Já em 2003, o Flamengo enfrentou o Cruzeiro. O rubro-negro carioca fez o primeiro jogo no Maraca, acabou empatando em 1 a 1, e o Cruzeiro se sagrou campeão daquele ano vencendo o segundo jogo por 3 a 1, no Mineirão. A maior zebra aconteceu em 2004, quando o Flamengo disputou o título com o Santo André. O time carioca empatou o jogo de ida em 2 a 2 no Palestra Itália, e, novamente decidindo no Maracanã lotado, o Santo André surpreendeu a todos ao vencer o Flamengo por 2 a 0. Este foi o terceiro vice da Copa do Brasil do clube carioca.

Assim como o Santo André em 2004, que conquistou o título como visitante do segundo jogo, os últimos 4 campeões deste torneio nacional jogaram a segunda partida fora de suas casas. Como foram os casos do Corinthians em 2009, Santos em 2010, Vasco em 2011 e Palmeiras em 2012. E se considerar toda a história da Copa do Brasil, das 24 edições do torneio em 14 delas, a equipe que jogou o segundo jogo fora de casa se tornou campeã.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…