16 jan 2014 - 12h41

Como Miguel Portugal pode armar o Atlético?

O espanhol e novo técnico do Atlético, Miguel Ángel Portugal, ainda causa muitas incertezas. Assim como o seu curto currículo até então – no qual tem passagem nessa função somente no Real Madrid B, Racing Santander e Bolívar – Portugal ainda não fez um grande trabalho como técnico e sua vinda para o Furacão ainda gera incertezas para a torcida atleticana.

Entretanto, suas experiências como diretor esportivo, secretário técnico e escritor podem ajudar o novo comandante rubro-negro para o ano de 2014. Portugal já publicou dois livros e tem um site, no qual mostra parte de seus trabalhos já feitos.

Através dele, percebe-se que o novo técnico do Furacão leva em consideração as características e a adaptação de cada jogador em relação ao esquema tático a ser utilizado. Porém, ao mesmo tempo que Portugal leva estas informação como importantes para a escolha de um esquema, ele apresenta preferência para o 4-4-2 com duas linhas de quatro e o 4-3-3 de base alta. A preferência destes esquemas é tão forte que em seu site em todos os exemplos que há um esquema tático exposto somente os dois esquemas aparecem. Veja um exemplo abaixo:

Exemplo retirado do site oficial do treinador atleticano [Fonte: site oficial Miguel Portugal]

Além destes esquemas táticos, Miguel Ángel Portugal parece ser adepto ao estilo de jogo que a seleção espanhola e o Barcelona implantaram nos últimos anos no futebol. Em todos os exercícios demonstrados no site de Portugal, a bola está presente e, na maioria deles, há presença de adversários. Ou seja, os tipos de exercícios que Portugal costuma pedir aos seus comandados nunca perdem a característica do jogo de futebol. Sempre há constantes situações de desenvolvimento da tática e da técnica.

Por ser espanhol, o novo técnico do Atlético também divide os setores ofensivos e defensivos com diferentes estratégias das quais lembram à da atual escola espanhola de futebol. Para Portugal, para o setor ofensivo as jogadas de contra-ataques, uma saída de bola pré-definida e uma segunda opção para saída de jogo são fundamentais para serem desenvolvidas e trabalhadas. Igualmente importante à estas jogadas, o desenvolvimento da técnica dos jogadores em manter a posse de bola também aparece frequentemente nas sessões de treino mostrada pelo técnico.

Já para desenvolvimento do setor defensivo, o momento e como a pressão no adversário e a dobra de marcação são importantes para serem considerados. Além destas estratégias defensivas, Portugal parece se importar com o balanço defensivo, a cobertura, a trocas de marcação e a distância entre as linhas dos setores do time.
Para o desenvolvimento dos setores ofensivos e defensivos, a prática de jogos em campo reduzidos são de agrados do técnico do Furacão. Já que na sessão de treinos exemplificadas, este tipo de exercício foi sempre demonstrado.

Levando em consideração os jogadores que estão atualmente no elenco do Furacão, os que devem ser confirmados como reforços em breve, as preferências de Portugal e o jogo-treino realizado contra o Joinville, o Atlético poderá ser montado tanto no 4-3-3 de base alta quanto no 4-4-2 em linha.

Atlético no 4-3-3 com Fran Mérida compondo o trio de meio-campistas e Dellatorre fazendo o lado esquerdo do ataque [arte: Caio Gondo]

Atlético no 4-4-2 em linha com Zezinho, no lugar de Fran Mérida, aberto pela esquerda e com Éderson e Dellatorre formando a dupla de ataque [arte: Caio Gondo]

O Atlético estreia em 2014 no dia 29 de janeiro, em Lima, no Peru, diante do Sporting Cristal. A partida é válida pela pré-Libertadores.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…