7 fev 2014 - 20h47

Governo deve receber financiamento para terminar as obras

Os recursos necessários para a conclusão da Arena da Baixada devem chegar ao Atlético-PR através de empréstimo do Governo do Estado. Na segunda-feira, técnicos da Fomento Paraná e da Secretaria de Estado do Planejamento devem apresentar uma proposta ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para viabilizar um empréstimo que, dentre outras atividades da administração estadual, deve ser direcionado à reforma do estádio sede da Copa em Curitiba.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira, após uma reunião entre o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o secretário estadual de Planejamento, Cassio Taniguchi, e o diretor da Agência de Fomento, Juraci Barbosa Sobrinho. A intenção inicial era utilizar recursos do programa "BNDES ProCopa Arenas" para que o Atlético-PR tivesse acesso diretamente ao financiamento, mas o banco informou que o programa já foi encerrado.

Segundo nota emitida pela Fomento Paraná, a linha de financiamento que será requerida deve capitalizar o Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), que é gerenciado pela Fomento. Então, o Atlético-PR terá de emitir novas garantias ao governo estadual, para, enfim, acessar os recursos. A estimativa é de que o clube precise de mais R$ 65 milhões para concluir as obras a tempo da Copa do Mundo.

Segundo o levantamento da comissão que analisa as obras do estádio, o dinheiro existente atualmente deve acabar no final do mês de fevereiro, e não é o suficiente para a conclusão das obras. Ainda não há um número exato sobre o orçamento total do estádio, mas a última atualização da Matriz de Responsabilidades publicada pelo Ministério do Esporte previa custos de R$ 326,7 milhões. Os dados são anteriores ao ultimato da Fifa e a aceleração das obras.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…