10 fev 2014 - 6h29

Conheça o The Strongest, primeiro adversário da 2ª fase

Falar em futebol boliviano sem citar o The Strongest é impossível. O clube é o mais antigo em atividade no futebol local, fundado em 08 de abril de 1908 por um grupo de adolescentes com idades entre 15 e 18 anos da classe média de La Paz, e também um dos maiores vencedores, com 22 taças do Campeonato Boliviano.

Seu nome quer dizer O mais forte em inglês e suas cores com listras pretas e douradas remetem ao pássaro chayñita, ave nativa da região de La Paz. O clube é o único na Bolívia que já jogou a primeira divisão do país por mais de um século consecutivamente, tendo como mascote um tigre, que remete a questões de força, persistência e garra estronguista.

Além de fatos esportivos, a história do clube também é marcada pela presença na Guerra do Chaco, conflito entre a Bolívia e o Paraguai. Outro ponto importante foi a tragédia de 1969, quando em um acidente aéreo todo o elenco de atletas do clube faleceu. Mostrando superação, o time se reergueu e no ano seguinte deu início à conquista do bicampeonato de La Paz (1970 e 1971) e ao título nacional de 1974.

A Libertadores é um torneio bastante conhecido pelos estronguistas, sendo esta a 20ª participação do clube no torneio desde 1965. Até aqui foram 117 jogos, com 37 vitórias, 20 empates e 60 derrotas – sendo que 33 das 37 vitórias foram jogando em casa. Nos últimos dois anos, 2012 e 2013, o clube se classificou para a Libertadores e foi eliminado já na primeira fase. A classificação para o torneio deste ano veio com o vice-campeonato no Torneio Apertura do Campeonato Boliviano – o rival Bolívar também ficou com uma vaga.

The Strongest empatou com o Bolívar na última sexta-feira [foto: La Razón]


A torcida do The Strongest está entre as mais apaixonadas da Bolívia, tendo como grito de guerra oficial o famoso “Hurra hurra”, que embala as vitórias do clube principalmente no estádio Hernando Siles de La Paz, com capacidade para 45 mil pessoas, local onde o clube manda seus jogos e também é a casa da seleção boliviana.



Últimas Notícias