10 fev 2014 - 6h29

Conheça o The Strongest, primeiro adversário da 2ª fase

Falar em futebol boliviano sem citar o The Strongest é impossível. O clube é o mais antigo em atividade no futebol local, fundado em 08 de abril de 1908 por um grupo de adolescentes com idades entre 15 e 18 anos da classe média de La Paz, e também um dos maiores vencedores, com 22 taças do Campeonato Boliviano.

Seu nome quer dizer O mais forte em inglês e suas cores com listras pretas e douradas remetem ao pássaro chayñita, ave nativa da região de La Paz. O clube é o único na Bolívia que já jogou a primeira divisão do país por mais de um século consecutivamente, tendo como mascote um tigre, que remete a questões de força, persistência e garra estronguista.

Além de fatos esportivos, a história do clube também é marcada pela presença na Guerra do Chaco, conflito entre a Bolívia e o Paraguai. Outro ponto importante foi a tragédia de 1969, quando em um acidente aéreo todo o elenco de atletas do clube faleceu. Mostrando superação, o time se reergueu e no ano seguinte deu início à conquista do bicampeonato de La Paz (1970 e 1971) e ao título nacional de 1974.

A Libertadores é um torneio bastante conhecido pelos estronguistas, sendo esta a 20ª participação do clube no torneio desde 1965. Até aqui foram 117 jogos, com 37 vitórias, 20 empates e 60 derrotas – sendo que 33 das 37 vitórias foram jogando em casa. Nos últimos dois anos, 2012 e 2013, o clube se classificou para a Libertadores e foi eliminado já na primeira fase. A classificação para o torneio deste ano veio com o vice-campeonato no Torneio Apertura do Campeonato Boliviano – o rival Bolívar também ficou com uma vaga.

The Strongest empatou com o Bolívar na última sexta-feira [foto: La Razón]


A torcida do The Strongest está entre as mais apaixonadas da Bolívia, tendo como grito de guerra oficial o famoso “Hurra hurra”, que embala as vitórias do clube principalmente no estádio Hernando Siles de La Paz, com capacidade para 45 mil pessoas, local onde o clube manda seus jogos e também é a casa da seleção boliviana.



Últimas Notícias

Opinião

Libertadores, estamos aqui

Do alto da nossa sétima participação na Copa Libertadores da América, temos que reconhecer que já temos muita história para contar: da primeira participação, via…