11 fev 2014 - 0h18

Semana decisiva

As obras na Arena da Baixada para a Copa do Mundo de 2014 vivem uma semana decisiva. Daqui exatos 7 dias, uma inspeção da Fifa irá analisar o andamento das obras e avaliar se o cronograma poderá ser cumprido a tempo do estádio estar finalizado para o Mundial. Somente depois disso Curitiba será mantida – ou não – como sede da Copa.

A favor da manutenção da cidade estão dois fatores importantes. O primeiro, e fundamental, é o bom ritmo das obras nas últimas semanas, com avanços significativos na instalação das cadeiras, cobertura e plantio do gramado. A aceleração no ritmo mereceu elogios do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. “Naquilo que dá para se notar a olho nu, já é importante a evolução da cobertura. Toda a grama já foi plantada. Agora o que falta são obras de acabamento. Não há obra estruturante por fazer. O que ainda precisa ser feito dá para ser concluído a partir da intensificação de mão de obra”, disse em visita ao estádio, no final da semana passada.

Outro ponto importante é a alta procura por ingressos para os quatro jogos na Arena – Curitiba é a terceira cidade com mais procura, atrás apenas de São Paulo, onde ocorre a abertura do Mundial, e o Rio de Janeiro, palco da final. Já foram bloqueados pela Fifa 13 mil leitos em Curitiba, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), que calcula um prejuízo de pelo menos R$ 70 milhões caso haja o cancelamento dessas reservas.

No entanto, apesar do quadro crítico, a expectativa é otimista entre os paranaenses. “Estamos trabalhando com turno cheio, nos sete dias da semana para colocar em dia o cronograma das obras. O terceiro turno ainda não está definido, mas pode ocorrer se houver necessidade”, explicou em entrevista ao Zero Hora o secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha.

Nos últimos dias, a Furacao.com publicou diversas reportagens com fotos que mostram a evolução nos trabalhos. Relembre:

Corrida contra o tempo
Obras na fachada da Arena avançam; veja fotos
Confira novas imagens com a evolução nas obras no estádio



Últimas Notícias

Fala, Atleticano

Time voando baixo

Foi um “Passeio”, o time comandado por Eduardo Barros, deu aula… Os meninos Christian e Erick, comando meio de campo, Wellington o “maestro” regendo a…

Opinião

Libertadores, estamos aqui

Do alto da nossa sétima participação na Copa Libertadores da América, temos que reconhecer que já temos muita história para contar: da primeira participação, via…