22 abr 2014 - 21h59

Fifa confirma evento-teste para metade de maio

O segundo jogo-teste na Arena da Baixada antes da Copa do Mundo deve ser realizado na metade do mês de maio, provavelmente no dia 13, uma terça-feira. A informação foi dada pelo secretário-geral da Fifa, Jéromê Valcke, em entrevista coletiva nesta terça-feira (21), em Curitiba, que em meio à projeções para a conclusão do estádio, também cobrou agilidade na finalização dos trabalhos, dentro e fora da Baixada.

Entre os itens cobrados com mais veemência por Valcke estão a finalização na instalação das cadeiras na Arena – até agora, apenas a metade dos 43 mil assentos foram colocados – e os trabalhos na área externa e entorno, entre eles o prédio de imprensa, praça e estruturas temporárias.

“Eu disse que São Paulo estaria pronta no último minuto e Curitiba pronta até 13, 14 de maio… também estará pronta no último minuto. O gramado já está plantado, mas ainda precisa assentar”, disse o secretário, que comparou os trabalhos restantes a uma meia-maratona. “Temos que trabalhar para que tudo esteja pronto”, concluiu.

Sobre o jogo-teste, Valcke lamentou não poder realizar o mínimo de testes necessários antes do Mundial, mas confirmou a realização de pelo menos mais um – o Atlético informou que pretende realizar outro ainda antes do prazo. O evento confirmado pela Fifa deve ser realizado no dia 13 de maio, uma semana antes da entrega definitiva da Arena para a entidade, para os ajustes finais antes dos jogos da Copa.

“A data é 13 de maio para que possa ocorrer o evento-teste. Sobre o resto do estádio, o que será utilizado pelos jogadores, pelos torcedores e pela mídia, tudo estará 100% pronto. Talvez ainda falte algum trabalho nas partes inferiores, que são menos importantes. Mas tudo aquilo que é necessário para a Copa do Mundo deverá estar pronto até 13 de maio”, alertou. O primeiro jogo-teste na Arena ocorreu no dia 29 de março, no amistoso entre Atlético e J. Malucelli.

Clube trabalha por mais dois testes

O presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia, revelou que, havendo tempo hábil, o clube pretende realizar não um, mais dois jogos-testes antes da entrega à entidade. “A Fifa decidiu pela necessidade de mais um ou dois jogos-testes até 22 de maio [data da entrega definitiva]. Ainda não temos o adversário nem se serão dois ou um [jogo-teste]. Um será 13 ou 14 de maio. Poderá haver outro jogo até a entrega para a Fifa”, informou.

Segundo ele, como fator condicional para a realização do segundo jogo seria a capacidade da Arena. “Ficou claro que teremos que ter um jogo-teste para 43 mil lugares se o estádio estiver 100%. Esse é o nosso desafio. Se for possível 100% pronto até 14 de maio, teremos um jogo total. Se não, um parcial e, depois, outro jogo com capacidade total”, concluiu.

Última visita

A vinda de Valcke a Curitiba marcou a última visita oficial do secretário-chefe da Fifa à capital paranaense antes do Mundial. A comitiva visitou São Paulo pela manhã e desembarcou na cidade no início da tarde.

A delegação foi composta pelo secretário-geral Jérôme Valcke, pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o membro do Comitê Organizador Local (COL), o ex-jogador Ronaldo, o secretário municipal da Copa do Mundo, Reginaldo Cordeiro, e o coordenador dos assuntos da Copa no Paraná, Mario Celso Cunha.

Também acompanharam a comitiva o governador Beto Richa e o prefeito Gustavo Fruet. Eles participaram de um tour pelas obras na Arena antes da entrevista coletiva à imprensa.

Informações: GloboEsporte.com



Últimas Notícias

Libertadores

É bom rever você, Walter!

Foram necessários apenas oito minutos em campo contra o Jorge Wilstermann e um único chute a gol para uma história ser coroada com choro, abraços…