19 jul 2014 - 13h27

De volta pra casa!

O Atlético disputará pela primeira vez um jogo oficial na nova Arena da Baixada, contra o Criciúma, às 18h30 deste domingo (20), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto ainda não terá torcida nas arquibancadas por conta da punição pela briga entre os torcedores na Arena Joinville, no final de 2013.

O último jogo realizado na Arena da Baixada, antes da reforma do estádio, foi no dia 4 de dezembro de 2011, um Atletiba, no qual o Furacão venceu o Coritiba por 1 a 0. Porém, mesmo com a vitória, o Rubro-Negro caiu para a série B. Depois disso, o estádio foi fechado para reformas e adequações para a Copa do Mundo. Em 2014, antes do término das obras e de entregá-la à FIFA, o Atlético promoveu dois amistosos em seus gramados: Atlético 0x0 JMalucelli e Atlético 1×2 Corinthians.

Ainda com as obras em andamento, no dia 21 de maio de 2014, o clube entregou a Arena para a FIFA. No estádio, foram realizados quatro jogos do Mundial 2014: Irã 0x0 Nigéria, Equador 2×1 Honduras, Austrália 0x3 Espanha e Argélia 1×1 Rússia. No último dia 3 de julho, a Arena da Baixada voltou a ser de responsabilidade do Atlético.

Agora, o Rubro-Negro volta a jogar em suas dependências. Foram 959 dias longe do Joaquim Américo. Nesses pouco mais de 31 meses, o Furacão virou itinerante pelos estádios do Brasil.

De uma série B até uma Libertadores da América, confira as principais partidas de cada estádio em que o Atlético passou nesses dois anos e meio:

– Germano Krüger (Ponta Grossa): vitória sobre o Londrina, Campeonato Paranaense 2012.

– Gigante o Itiberê (Paranaguá): Início da campanha que levou o time de volta a Série A.

– Janguito Malucelli (Curitiba): Subida para Série A, empate com o Paraná na última rodada da Série B 2012.

– Vila Capanema (Curitiba): Campanha que levou o Furacão a final da Copa do Brasil, e vitória suada sobre o Sporting Cristal que classificou o time para a fase de grupos da Libertadores.

– Vila Olímpica (Curitiba): Vitória por 3 a 1 no Atletiba, com o time sub-23.

– Arena Joinville (Joinville): Conquista da vaga para a pré-Libertadores e briga entre as torcidas de Atlético e Vasco, que gerou a maior punição imposta pelo STJD para um clube brasileiro, última rodada do Brasileiro 2013.

– Orlando Scarpelli (Florianópolis, SC): vitória sobre o Grêmio, pela primeira rodada de 2014.

– Mané Garrincha (Brasília, DF): derrota para o Cruzeiro pelo Brasileirão, terceira rodada.

– Willie Davids (Maringá): Vitória sobre o Coritiba, por 2 a 0, pela sétima rodada.

– Estádio Municipal João Havelange (Uberlândia, MG): empate com o São Paulo, oitava rodada.

Foram 89 jogos longe de casa desde o início de 2012 (55 vitórias, 26 empates e oito derrotas). A Vila Capanema foi o estádio que mais recebeu partidas do Atlético foram 37 confrontos (27 vitórias, oito empates e apenas duas derrotas) e 80% de aproveitamento. Seguido pelo Janguito Malucelli, com 31 jogos (18 vitórias, 10 empates e três derrotas), com 67% de aproveitamento.

O Furacão ainda terá mais três jogos com portões fechados em decorrência da briga entre atleticanos e vascaínos na Arena Joinville. O clube enfrentará Fluminense, Botafogo e Bahia com as arquibancadas vazias. Os torcedores só poderão acompanhar o Rubro-Negro na Arena da Baixada, em setembro, contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, ou no duelo das oitavas de final da Copa do Brasil (previsto para o final de agosto, ainda com adversário indefinido).

A partida entre Atlético e Criciúma, que marca a volta do Rubro-Negro aos gramados do Joaquim Américo Guimarães, ocorre neste domingo (20), às 18h30, pelo Campeonato Brasileiro.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…