6 set 2014 - 0h42

Baixada completa 100 anos como estádio mais moderno do país

Cravado na rua Buenos Aires, em Curitiba, existe um lugar especial. Os desavisados talvez possam confundir esse local com um “simples estádio de futebol”, ou então com um “moderno estádio de futebol”. Mas basta uma observação mais atenta para perceber que se trata de muito mais do que isso. A emoção que pulsa em cada metro quadrado revela: não é um lugar convencional, mas sim ultrapassa os limites de um mero estádio de futebol.

Joaquim Américo, Baixada da Água Verde, Arena da Baixada, Caldeirão do Diabo. O nome pouco importa. O certo é que ali, na casa do Clube Atlético Paranaense, cada jogo de futebol é especial, cada partida ganha uma conotação máxima. A participação, o envolvimento e a proximidade do torcedor dão ao estádio uma sensação única de proteção aos atleticanos e temor aos adversários.

Para o Atlético, o estádio é um trunfo, um diferencial. E nas comemorações pelo centenário da Baixada do Atlético, a Furacao.com relembra em fotos históricas os grandes momentos e todas as faces da nossa casa. Convidamos você a mergulhar na história e ver as diversas transformações que nosso estádio sofreu nestas dez décadas aberto ao público!

Primeiro jogo do Atlético na Baixada [foto: arquivo]


1938: Inauguração das Arquibancadas – CAP 0x3 Estudantes-SP [foto: arquivo]


Furacão de 49 em ação na Baixada [foto: arquivo]


Atlético, campeão de 1958 [foto: arquivo]


Atlético x Flamengo em 1962 [foto: arquivo]


Reconstrução do Estádio Joaquim Américo em 1967 [foto: arquivo]


Muca, Charrão, Bellini, Gilberto, Pardal, Sidnei, Dorval, Jair Henrique, Zé Roberto, Milton Dias, Nilson [foto: arquivo]


Atletiba de 1970 [foto: arquivo]


Baixada em 1983 [foto: arquivo]


Campanha pela volta de jogos na Baixada [foto: arquivo]


Baixada em 1994 [foto: arquivo]


Campeão da Série B em 1995 [foto: arquivo]


Baixada em 1995 [foto: arquivo]



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…