6 set 2014 - 0h50

Primeiro jogo foi com o Flamengo, em 1914

Há cem anos era inaugurado o primeiro estádio de futebol do Paraná: a Baixada do Água Verde. Apesar do terreno ter sido adquirido em 1912 por Joaquim Américo Guimarães e os times da capital já mandarem alguns jogos lá, a Baixada foi inaugurada oficialmente no dia 06 de setembro de 1914, num amistoso entre Internacional e Flamengo. O time carioca, que excursionava pela região Sul do país, goleou os paranaenses por 7 a 1. Foi o maior público até então em Curitiba, com cerca de 3 mil pagantes. Os gols foram marcados por Juca (2), Arnaldo, Píndaro, Baiano, Galo e Júlio Nascimento (contra). Antonio Portes fez o gol de honra para o Internacional.

O Internacional jogou a partida com: José Reffo; Albano Espínola, e J. March; Júlio Nascimento, Edgard Torres e Lulu; Lourenço Lahorque, Ivo Leão, Pedro Colares, Antonio Portes e Roger Maravalhas. Já o Flamengo entrou em campo com: Baena; Píndaro e Néri; Ângelo, Galo e Miguel; Pinho, Arnaldo, Baiano, Juca e Juarez.

A partir desse jogo, nascia uma relação especial da Baixada com o futebol paranaense e brasileiro. Em 1924, dias após a fundação do Atlético, fruto da fusão entre Internacional e América, o clube jogou seu primeiro jogo oficial também no solo da Baixada, apresentando-se para todos os apreciadores de futebol na cidade. O primeiro jogo oficial do Atlético foi em 06 de abril de 1924, num amistoso com o Universal com vitória por 4 a 2. Curiosamente o novo time entrou em campo com as camisas do Internacional, já que o manto sagrado vermelho e preto ainda não havia ficado pronto.

Atlético 4 x 2 Universal
Gols: Marreco, Ary (2) e Malello
Atlético: Tapyr; Marrecão, Ferrario; Franico, Lourival, Malello; Smith, Ary, Marreco, Maneco e Motta

O primeiro jogo oficial, agora com camisas listradas horizontalmente, foi disputado no dia 18 de Maio, contra o Campo Alegre: 4 x 1 para o Atlético. De acordo com o livro Atlético, Paixão de um Povo, a torcida e os simpatizantes do recém criado time de futebol, já eram exigentes e o sangue rubro-negro já começava a falar alto.

Atlético 4 x 1 Campo Alegre
Gols: Marrequinho (2), Ary e Motta
Atlético: Nato; Marrecão, Bugio; Mando, Franico e Lourival; Smith, Ary, Marrequinho, Motta e Marques.

Fonte: Hot Site dos 80 anos do Atlético – Furacao.com



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…