6 out 2014 - 11h20

A queda do ataque

Que o setor defensivo do Atlético falha e sofre muitos gols é fato consumado desde o início do Campeonato Brasileiro desta temporada. Mas a queda brutal no rendimento do setor ofensivo fica cada vez mais acentuada e levanta várias dúvidas nos torcedores. A combinação de uma defesa insegura e de um ataque inoperante resulta no baixo aproveitamento de pontos do Rubro-Negro.

O Atlético ocupa atualmente a 11° colocação no campeonato, com 8 vitórias, 7 empates e 11 derrotas. O aproveitamento é de apenas 39,7% dos pontos. Isso se explica pelo número de gols pró, foram 28 em 26 rodadas, e do alto número de gols contra, 34.

O elenco atleticano conta com 5 atacantes de ofício. São eles: Cléo, Dellatorre, Marcelo, Douglas Coutinho e Mosquito. Além destes, são jogadores ofensivos da equipe os meias Marcos Guilherme e Marco Damasceno, que já jogaram como pontas na competição atual. Estes sete atletas, juntos, marcaram 19 gols, ou 67,8% de todos os tentos anotados pela equipe.

Porém, o rendimento vem caindo rodada após rodada. Nas últimas 5 rodadas a equipe fez apenas 1 gol, quando Cléo sofreu e cobrou a penalidade que deu a vitória em cima do Corinthians. Esta foi, obviamente, a única vitória do período. Jogando para todo o returno, são 3 gols pró em 7 jogos, enquanto a defesa sofreu 8.

Diante de todo este cenário, é impossível não comparar com as outras equipes. Devido ao bom início, que será retratado mais abaixo, o ataque atleticano é o 8° do Brasileiro. Mas no returno é o 20°, ou seja, o último dentre todas as equipes.

Os artilheiros

Douglas Coutinho é o atleta com mais gols no Brasileiro de todo o elenco. O atacante já balançou as redes adversárias 7 vezes. Porém, devido a má fase do setor ofensivo, e da equipe como um todo, o jogador não marca a 12 rodadas. Seu último gol foi aos 47 minutos do segundo tempo da partida contra o Botafogo, na Arena, no dia 10 de Agosto.

Cléo é o segundo que mais fez gols, sendo 4 ao todo. Como dito acima, seu último gol foi contra o Corinthians há duas rodadas, cobrando pênalti. Mas com a bola rolando seu último gol foi na derrota por 3 a 1 contra o Goiás, em Goiânia, no dia 31 de Agosto.

E não há como abordar os temas "ataque" e "artilharia" sem lembrar do artilheiro da última edição do Campeonato Brasileiro, Éderson. O avante ainda possui contrato com o Rubro-Negro, mas foi emprestado ao Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, após disputar as primeiras 12 rodadas com a camisa atleticana. Nestas 12 rodadas, Éderson fez apenas um gol, contra o Cruzeiro, mas a equipe marcou 19 vezes e sofreu 16 gols, mostrando que mesmo sem marcar o atleta era importante para a equipe. Após sua saída, nas 14 rodadas disputadas, o Atlético marcou 9 gols e sofreu 21.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…