26 mar 2015 - 17h15

O Atlético na Seleção Brasileira

Nos 91 anos de história do Clube Atlético Paranaense, não foram poucos os jogadores com passagens pela equipe principal da Seleção Brasileira.

O primeiro foi o goleiro Caju, que defendeu a seleção em 1942. Caju disputou um Sul-Americano em Montevidéu e foi o eleito o melhor goleiro da América do Sul. Quase 70 anos depois, outro arqueiro que vestia a camisa do Atlético foi convocado. O goleiro Neto, que hoje defende a Fiorentina, foi convocado diversas vezes por Dunga para compor o banco da Seleção que é penta campeã mundial.

E falando em Mundial, Bellini, falecido no ano passado, que foi o capitão do bicampeonato de 1962, encerrou sua carreira no Atlético ao lado de Djalma Santos, considerado o maior lateral da história. Os dois atletas, campeões mundiais, chegaram ao Atlético em 1968, depois de fazer historia vestindo a amarelinha e participaram do time montado por Jofre Cabral.

Outros 6 atletas que passaram pelo Atlético disputaram uma Copa do Mundo. O mais lembrado pela torcida Rubro-Negra é sem dúvidas o volante Kleberson, que foi campeão nacional com o Atlético em 2001 e depois foi titular no penta, em 2002. O volante também foi convocado para a copa de 2010, quando atuou com Michel Bastos, lateral-esquerdo que também jogou no Furacão. Na copa de 70, Brito foi tricampeão com o Brasil e mais tarde defendeu o Furacão. Ainda no mundial de 62, Zequinha que também foi bicampeão do mundo defendeu o Furacão em 1969 e em 1970.

Oito anos depois da Copa de 2006, Adriano Imperador, teve uma passagem conturbada pelo Furacão, foi dispensado com apenas um gol marcado. Na última Copa do Mundo, Fernandinho foi o representante da historia rubro-negra. O volante revelado pelo Furacão participou do vice-campeonato de 2004 e da final da libertadores de 2005. Atualmente joga no Manchester City, da Inglaterra.

Vários outros ex-atletas do Furacão também vestiram a amarelinha. O volante Valdir foi chamado por Paulo Roberto Falcão para a Seleção principal no início dos anos 90. Adriano Gabiru e Ilan foram convocados em 2003 para disputar amistosos, assim como Oséas, em 1996. Jadson, que atualmente joga no Corinthians, foi revelado pelo Atlético e também teve passagens pela Seleção Brasileira. O centroavante Washington jogou alguns jogos pela seleção em 2001, antes de vestir a camisa rubro-negra, em 2004.



Últimas Notícias

Torcida

Colecionadores da nossa paixão

Para alguns torcedores atleticanos, não basta apenas vestir a camisa por amor. É preciso guardar algumas, centenas delas num acervo particular, em coleções prá lá…

Torcida

As histórias por trás dos acervos

Cada colecionador é, de certa forma, guardião de um pedaço da história do clube. E cada coleção também acaba criando sua própria história. Nenhuma nasce,…