26 mar 2015 - 17h15

O Atlético na Seleção Brasileira

Nos 91 anos de história do Clube Atlético Paranaense, não foram poucos os jogadores com passagens pela equipe principal da Seleção Brasileira.

O primeiro foi o goleiro Caju, que defendeu a seleção em 1942. Caju disputou um Sul-Americano em Montevidéu e foi o eleito o melhor goleiro da América do Sul. Quase 70 anos depois, outro arqueiro que vestia a camisa do Atlético foi convocado. O goleiro Neto, que hoje defende a Fiorentina, foi convocado diversas vezes por Dunga para compor o banco da Seleção que é penta campeã mundial.

E falando em Mundial, Bellini, falecido no ano passado, que foi o capitão do bicampeonato de 1962, encerrou sua carreira no Atlético ao lado de Djalma Santos, considerado o maior lateral da história. Os dois atletas, campeões mundiais, chegaram ao Atlético em 1968, depois de fazer historia vestindo a amarelinha e participaram do time montado por Jofre Cabral.

Outros 6 atletas que passaram pelo Atlético disputaram uma Copa do Mundo. O mais lembrado pela torcida Rubro-Negra é sem dúvidas o volante Kleberson, que foi campeão nacional com o Atlético em 2001 e depois foi titular no penta, em 2002. O volante também foi convocado para a copa de 2010, quando atuou com Michel Bastos, lateral-esquerdo que também jogou no Furacão. Na copa de 70, Brito foi tricampeão com o Brasil e mais tarde defendeu o Furacão. Ainda no mundial de 62, Zequinha que também foi bicampeão do mundo defendeu o Furacão em 1969 e em 1970.

Oito anos depois da Copa de 2006, Adriano Imperador, teve uma passagem conturbada pelo Furacão, foi dispensado com apenas um gol marcado. Na última Copa do Mundo, Fernandinho foi o representante da historia rubro-negra. O volante revelado pelo Furacão participou do vice-campeonato de 2004 e da final da libertadores de 2005. Atualmente joga no Manchester City, da Inglaterra.

Vários outros ex-atletas do Furacão também vestiram a amarelinha. O volante Valdir foi chamado por Paulo Roberto Falcão para a Seleção principal no início dos anos 90. Adriano Gabiru e Ilan foram convocados em 2003 para disputar amistosos, assim como Oséas, em 1996. Jadson, que atualmente joga no Corinthians, foi revelado pelo Atlético e também teve passagens pela Seleção Brasileira. O centroavante Washington jogou alguns jogos pela seleção em 2001, antes de vestir a camisa rubro-negra, em 2004.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…