10 fev 2017 - 21h30

Conmebol descumpre regulamento e confirma 1º jogo na Arena

A Confederação Sul-Americana de Futebol confirmou no fim da tarde desta sexta-feira (10) a ordem dos confrontos entre Atlético e Deportivo Capiatá, pela terceira fase da Copa Libertadores da América. O jogo da ida será disputado em Curitiba, na Arena da Baixada, na próxima quarta-feira (15), às 21h45. A partida da volta, será no dia 22 de fevereiro, às 21h45, no Paraguai.

A confirmação da ordem do confronto pela Conmebol fere o próprio regulamento da Libertadores. No artigo 3º, item 3.4 do regulamento da Conmebol Libertadores Bridgestone (clique aqui para conferir o documento na íntegra), a entidade dispõe sobre a ordem dos mandos na terceira fase da Libertadores, que seria definida pelo ranking da Conmebol – segue o texto em espanhol: “Esta fase la disputan los equipes ganadores de la Fase 2 em llaves predeterminadas. La localia para los partidos estará determinada por el ranking que tengan los equipes clasificados, siendo locales em el 1er. partido los de menor ubicación en el ranking”.

Ou seja, o regulamento claramente indica que o ranking da Conmebol define a ordem dos mandos e que a primeira partida será na casa do clube pior classificado no ranking da Conmebol. Entretanto, não foi o que a entidade considerou para confirmar os confrontos entre Atlético e Capiatá, pois o clube paraguaio está atrás do Furacão no ranking da Conmebol: o Atlético ocupa a posição 71 no ranking enquanto o Deportivo Capiatá está na posição 199 no ranking (clique aqui e confira o ranking completo, também disponível no site da Conmebol).

A confusão das datas iniciou já na manhã desta sexta-feira, pois o site da Conmebol indicava o primeiro confronto em Curitiba e a decisão no Paraguai – ferindo o regulamento. O Atlético chegou a se pronunciar, em nota no site oficial, que iria aguardar uma confirmação da entidade e no início da noite informou que o primeiro jogo, de fato, seria no Brasil. Confira a nota:

A Confederação Sul-Americana de Futebol [Conmebol] informou, nesta sexta-feira (10), a ordem dos mandos de campo da terceira fase da Conmebol Libertadores Bridgestone.

A primeira partida diante do Deportivo Capiatá [Paraguai] será no estádio atleticano, às 21h45 [horário de Brasília] do dia 15 de fevereiro [quarta-feira].

O confronto de volta acontece no Paraguai, no dia 22 de fevereiro, às 21h45 [horário de Brasília].



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…