27 mar 2017 - 11h37

Audiência Pública debate venda de cervejas nos estádios

Deputados componentes das Comissões de Defesa do Consumidor e de Esportes da Assembleia Legislativa do Paraná promoveram na manhã desta segunda-feira dia 27, audiência pública para debater o projeto de lei 050/2017, que dispõe sobre a regulamentação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol no estado.

Participaram do debate os deputados Ademir Bier, Anibelli Neto, Ribas Carli, o autor da proposta Luiz Claudio Romanelli além do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Deputado Requião Filho.

Estiveram presentes ainda os presidentes da dupla Atletiba além de representantes do Paraná Clube e Londrina, todos favoráveis a volta da venda de cerveja e chope nos estádios. Como contraponto, membros do Ministério Público, da OAB-PR, Conselho de Medicina e da CNBB expuseram seus argumentos contra o projeto.

Posição do Atlético

Quem esteve representando o Atlético foi seu presidente Luiz Sallim Emed, que foi o primeiro a falar. Sallim, que tem como formação profissional a medicina, expôs os motivos pelos quais os clubes apoiam a volta da venda nos estádios, destacando a falta de nexo entre a venda dentro dos complexos esportivos e a violência, que na maioria das vezes ocorre longe das praças esportivas e horas antes ou depois dos jogos.

Sallim dissertou ainda sobre a falta de eficácia na proibição, bem como os exemplos de outros países onde a violência foi coibida com melhor preparação de segurança, leis muito mais rígidas que inibem o comportamento agressivo e maciça campanha de educação. Para o presidente atleticano ainda é importante o componente financeiro, pois as grandes cervejarias poderiam aportar substancial aumento de receita aos clubes através de publicidade e porcentagem nas vendas ocorridas dentro dos estádios.

Os argumentos do presidente do Furacão foram corroborados pelos representantes dos demais clubes, em especial pelo presidente do Coritiba Romeu Bacelar, demonstrando mais uma a sintonia entre a direção dos maiores clubes do estado.

Clique aqui e veja a íntegra do projeto de lei que tramita no Legislativo Paranaense.



Últimas Notícias