27 maio 2019 - 10h57

Falta saber sofrer: metade dos gols sofridos pelo Athletico é nos minutos finais

A frase dita tantas vezes por Paulo Autuori sobre “saber sofrer” passa longe da Arena da Baixada neste ano. A derrota deste domingo diante do Flamengo no Maracanã com dois gols nos acréscimos é um filme que vem se repetindo para os atleticanos. Mais uma vez na temporada, o time deixa escapar a vitória nos minutos finais.

O time principal do Athletico disputou 14 partidas na temporada de 2019. A equipe tomou 15 gols. Quase a metade deles saiu nos dez minutos finais de jogo. O número assusta: foram 7 gols levados nos últimos instantes das partidas.

Dos 7 gols sofridos nos minutos finais, dois deles custaram ao Furacão dois pontos na Libertadores da América (88’ vs. Jorge e 90+5’ vs. Boca). Houve interferência direta na classificação: a equipe teria assegurado o primeiro lugar na fase de grupos.

O efeito no Brasileirão é ainda mais significativo. Três gols custaram cinco pontos (89’ vs. Chapecoense e 90’, 90+6’ vs. Flamengo). Se a equipe tivesse evitado esses gols e assegurado os resultados, estaria ocupando a vice-liderança da competição com 12 pontos – atrás apenas do Palmeiras, que soma 16.

É um dado preocupante que pode causar insegurança na equipe e que causa muitos questionamentos no torcedor. O Athletico é o time com menos jogos oficiais no ano. Seria a falta de ritmo ou o preparo físico fazendo diferença nos minutos finais? Ou então o psicológico do time de recuar muito no fim do jogo?

Tiago Nunes admitiu neste domingo na coletiva pós-jogo que errou em recuar o time na substituição de Braian Romero por Paulo André minutos antes de sofrer o empate, preferindo mais se defender a atacar, o que não é uma característica do time.

O treinador e a comissão técnica precisam ficar atentos a esse problema. Que esses dados sirvam para ligar o alerta e melhorar a preparação da equipe. Na próxima quinta-feira há decisão contra o River Plate. O Furacão tem uma vantagem na disputa. Saber se defender e saber sofrer nos minutos finais vai ser fundamental para a conquista do título. Vamos lutar por mais essa taça!



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…