29 out 2019 - 13h53

Pra chegar no G6!

Um dos maiores objetivos do Athletico na temporada já foi alcançado: a conquista de uma vaga na Libertadores da América de 2020. E o melhor: a conquista veio junto com um título inédito.

Porém, ainda restam dez rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, e muitos times, se estivessem no lugar do Furacão, já estariam “de férias”.

Até mesmo alguns torcedores esperavam que o comandante, Tiago Nunes, fosse utilizar os jogos seguintes ao título da Copa do Brasil para rodar o elenco e observar alguns outros jogadores. Porém, o técnico foi claro em dar um objetivo ao elenco e manter a competitividade do jogadores.

Após o empate com o Vasco, pela 20ª rodada do Brasileirão, o professor assim resumiu o foco da equipe:

“Temos um grupo muito bem concentrado. Eles querem competir, tem muita fome de marcar história. Não vão entregar de maneira fácil, a gente tem interesse na competição. Primeiro fazer 50 pontos para escapar do Z-4 e depois dentro disso continuar fazendo grandes jogos. A gente carrega hoje a representatividade de uma equipe campeã da Copa do Brasil.”

Apesar de alguns resultados decepcionantes em casa, pontos importantes foram conquistados longe da Arena da Baixada, e permitiram o treinador ir além após a vitória contra o Goiás, em casa, na rodada passada:

“O nosso foco é tentarmos chegar no G6, que era nosso objetivo inicial da temporada e, mesmo com a vaga, continua sendo esse. […] Hoje estamos a três pontos do 5º colocado e isso nos faz sonhar para ­que a gente possa postular uma vaga nessas primeiras posições. Isso tem servir de motivação e mobilização para mantermos o foco até o final.”

SEM RISCOS, E CRESCENDO

Hoje na 8ª colocação, o Athletico está a uma vitória de chegar aos 45 pontos que, nos últimos anos, significam afastar qualquer risco de rebaixamento.

Com a última vitória, o Athletico ultrapassou na tabela outro rival pelo G6, o Bahia (9º), deixando-o com 41 pontos. A vitória contra o tricolor baiano na 23ª rodada, fora de casa, foi determinante e aumentou o foco do time no atual objetivo.

RUMO AO G6

Olhando adiante, o time que fecha o G6 é o Corinthians, que já atingiu os 45 pontos, mesmo apresentando um desempenho bastante questionado há algumas rodadas.

Entre os dois clubes, porém, está o Grêmio que, com a eliminação na Libertadores na última semana, concentra agora todos os seus esforços para voltar para a competição continental no próximo ano. O Furacão ainda recebe o tricolor gaúcho, na 35ª rodada.

DÁ PRA SONHAR?

Para chegar ao G6, o nível de competitividade a ser apresentado pelo Athletico é grande, o que, se atingido, poderá, porque não, permitir alçar voos maiores. Até porque cada posição conquistada significa maiores valores de premiação; a diferença entre 4º e 6º colocados, por exemplo, é de quase 4 milhões de reais (confira aqui a tabela de valores).

Em 5º está o Internacional, também com 45 pontos, justamente o rival batido na final da Copa do Brasil que, por conta disso, também foca em buscar a vaga continental. O retorno ao Beira-Rio na próxima quinta-feira pode ser visto, assim, como um jogo de seis pontos, e pode apresentar dois times muito focados na vitória por conta do histórico recente. Para o Athletico, também pesará “a representatividade de uma equipe campeã da Copa do Brasil” sobre a qual tanto insiste, acertadamente, Thiago Nunes.

Fechando o G4, está o São Paulo, com 49 pontos. Ainda há um confronto com a equipe paulista na 32ª rodada, fora de casa e, se o Furacão manter o foco e ritmo, pode chegar na partida já almejando conquistas maiores no Brasileirão.

OS PRÓXIMOS CONFRONTOS

Confira quais são os desafios seguintes do Athletico até o final do Campeonato. Serão cinco jogos em casa, e cinco fora:

29ª Rodada: Internacional x Athletico

30ª Rodada: Athletico x CSA

31ª Rodada: Athletico x Cruzeiro

32ª Rodada: São Paulo x Athletico

33ª Rodada: Athletico x Botafogo

34ª Rodada: Atlético-MG x Athletico

35ª Rodada: Athletico x Grêmio

36ª Rodada: Ceará x Athletico

37ª Rodada: Athletico x Santos

38ª Rodada: Avaí x Athletico



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…