29 out 2019 - 13h53

Pra chegar no G6!

Um dos maiores objetivos do Athletico na temporada já foi alcançado: a conquista de uma vaga na Libertadores da América de 2020. E o melhor: a conquista veio junto com um título inédito.

Porém, ainda restam dez rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, e muitos times, se estivessem no lugar do Furacão, já estariam “de férias”.

Até mesmo alguns torcedores esperavam que o comandante, Tiago Nunes, fosse utilizar os jogos seguintes ao título da Copa do Brasil para rodar o elenco e observar alguns outros jogadores. Porém, o técnico foi claro em dar um objetivo ao elenco e manter a competitividade do jogadores.

Após o empate com o Vasco, pela 20ª rodada do Brasileirão, o professor assim resumiu o foco da equipe:

“Temos um grupo muito bem concentrado. Eles querem competir, tem muita fome de marcar história. Não vão entregar de maneira fácil, a gente tem interesse na competição. Primeiro fazer 50 pontos para escapar do Z-4 e depois dentro disso continuar fazendo grandes jogos. A gente carrega hoje a representatividade de uma equipe campeã da Copa do Brasil.”

Apesar de alguns resultados decepcionantes em casa, pontos importantes foram conquistados longe da Arena da Baixada, e permitiram o treinador ir além após a vitória contra o Goiás, em casa, na rodada passada:

“O nosso foco é tentarmos chegar no G6, que era nosso objetivo inicial da temporada e, mesmo com a vaga, continua sendo esse. […] Hoje estamos a três pontos do 5º colocado e isso nos faz sonhar para ­que a gente possa postular uma vaga nessas primeiras posições. Isso tem servir de motivação e mobilização para mantermos o foco até o final.”

SEM RISCOS, E CRESCENDO

Hoje na 8ª colocação, o Athletico está a uma vitória de chegar aos 45 pontos que, nos últimos anos, significam afastar qualquer risco de rebaixamento.

Com a última vitória, o Athletico ultrapassou na tabela outro rival pelo G6, o Bahia (9º), deixando-o com 41 pontos. A vitória contra o tricolor baiano na 23ª rodada, fora de casa, foi determinante e aumentou o foco do time no atual objetivo.

RUMO AO G6

Olhando adiante, o time que fecha o G6 é o Corinthians, que já atingiu os 45 pontos, mesmo apresentando um desempenho bastante questionado há algumas rodadas.

Entre os dois clubes, porém, está o Grêmio que, com a eliminação na Libertadores na última semana, concentra agora todos os seus esforços para voltar para a competição continental no próximo ano. O Furacão ainda recebe o tricolor gaúcho, na 35ª rodada.

DÁ PRA SONHAR?

Para chegar ao G6, o nível de competitividade a ser apresentado pelo Athletico é grande, o que, se atingido, poderá, porque não, permitir alçar voos maiores. Até porque cada posição conquistada significa maiores valores de premiação; a diferença entre 4º e 6º colocados, por exemplo, é de quase 4 milhões de reais (confira aqui a tabela de valores).

Em 5º está o Internacional, também com 45 pontos, justamente o rival batido na final da Copa do Brasil que, por conta disso, também foca em buscar a vaga continental. O retorno ao Beira-Rio na próxima quinta-feira pode ser visto, assim, como um jogo de seis pontos, e pode apresentar dois times muito focados na vitória por conta do histórico recente. Para o Athletico, também pesará “a representatividade de uma equipe campeã da Copa do Brasil” sobre a qual tanto insiste, acertadamente, Thiago Nunes.

Fechando o G4, está o São Paulo, com 49 pontos. Ainda há um confronto com a equipe paulista na 32ª rodada, fora de casa e, se o Furacão manter o foco e ritmo, pode chegar na partida já almejando conquistas maiores no Brasileirão.

OS PRÓXIMOS CONFRONTOS

Confira quais são os desafios seguintes do Athletico até o final do Campeonato. Serão cinco jogos em casa, e cinco fora:

29ª Rodada: Internacional x Athletico

30ª Rodada: Athletico x CSA

31ª Rodada: Athletico x Cruzeiro

32ª Rodada: São Paulo x Athletico

33ª Rodada: Athletico x Botafogo

34ª Rodada: Atlético-MG x Athletico

35ª Rodada: Athletico x Grêmio

36ª Rodada: Ceará x Athletico

37ª Rodada: Athletico x Santos

38ª Rodada: Avaí x Athletico



Últimas Notícias

Notícias

De novo a dupla Fla x Flu

Há jogos que mesmo não sendo decisivos acabam sendo marcantes. Lógico que uma final, uma partida que valha vaga para uma fase aguda de uma…

Notícias

Adeus, professor Vadão

Hoje (25) à tarde faleceu Oswaldo Alvarez, o Vadão, que estava internado tratando um câncer no fígado. A notícia vem logo após um domingo nostálgico…

Memória

2002 COM MUITA PAZ

Na tarde do dia 23 de Dezembro de 2001, o Furacão conquistava o seu primeiro título nacional! A partida final, em São Caetano do Sul,…