17 mar 2020 - 20h39

Covid-19: como a pandemia afeta a temporada do Furacão?

A pandemia do Covid-19 (coronavírus) – que já havia levado à suspensão das duas competições oficiais disputadas pelo Athletico neste primeiro trimestre (Copa Libertadores da América e Campeonato Paranaense) – agora levou o clube a anunciar medidas para preservar seus atletas e funcionários. Nesta terça, a diretoria – por meio de nota oficial – anunciou que os treinos de todas as categorias, inclusive o futebol profissional, estão suspensos até segunda ordem e os atletas liberados para ficarem em suas casas. Demais funcionários devem seguir com suas atividades, porém através de home-office: medida que vem sendo adotada por várias empresas.

O crescente número de casos da doença no Brasil e no mundo faz com que haja incerteza sobre a continuidade de diversas competições. O caso mais crítico é no âmbito regional: o Campeonato Paranaense, cuja fase final se iniciaria no próximo final de semana. Com datas reduzidas e a baixa probabilidade de que a escalada das contaminações pela doença seja controlada no curto prazo, é grande a chance de que todos os campeonatos estaduais sejam encerrados sem que haja um campeão.

A nível nacional, a CBF também suspendeu suas competições por prazo indeterminado, o que afeta principalmente o calendário da Copa do Brasil neste primeiro momento. O Athletico entrará na competição apenas a partir das oitavas de final. Porém, diante do fato de que a Conmebol também suspendeu suas competições, a provável reorganização do calendário da Copa Libertadores e da Copa do Brasil deve abarrotar as datas do segundo semestre para comportar todas as competições (incluindo o Campeonato Brasileiro).

Em meio a tantas incertezas, por enquanto apenas resta ao clube ficar atento ao mercado, afinal, apesar das paralisações temporárias das competições, o mercado de transferências interno não se fecha, além de ser possível trazer jogadores cujos contratos se expirem durante o recesso do futebol. E certamente será preciso fortalecer o elenco para encarar o que promete ser um segundo semestre bastante conturbado no futebol.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…