6 set 2020 - 12h38

Baixada do Água Verde: 106 anos de história, pioneirismo e tradição completados neste domingo

Este domingo é especial para a história atleticana e do futebol paranaense. Há exatos 106 anos, no dia 06 de setembro de 1914, era inaugurada oficialmente a “Baixada do Água Verde”, o primeiro estádio de futebol do Paraná e casa do Internacional Foot-Ball Club, clube que deu origem ao Athletico.

A história do estádio começou dois anos antes, quando Joaquim Américo Guimarães, fundador do Internacional, fez o contrato de arrendamento com a família Hauer da chácara do Baixadão do Água Verde. Tempos depois, iniciou a construção das primeiras arquibancadas de madeira e cobertas no local, então utilizado basicamente para treinos e jogos contra equipes da cidade e proximidades.

Faltava a inauguração oficial, que aconteceu em 06/09/1914, num amistoso entre Internacional e Flamengo, já conhecido como “grande força do futebol do Rio de Janeiro” e que não encontrou dificuldades para golear o jovem time local por 7 a 1. O primeiro gol da história da Baixada foi marcado pelo atacante Alberto Borgerth, do Flamengo – ele marcou mais um gol na partida e completaram o placar Arnaldo, Píndaro, Bahiano, Galo e Julio Nascimento (contra). O gol de honra do Internacional foi marcado por Antonio Portes.

Hoje, quase 11 décadas depois, a moderna Arena da Baixada em nada lembra o antigo estádio, mas sua história de pioneirismo no futebol do estado e brasileiro se mantém, como o primeiro estádio com grama sintética e teto retrátil e um dos melhores do país. Um dos muitos motivos de orgulho de todo atleticano, que olha com especial carinho para suas glórias do passado e comemora os feitos do presente!

Relembre as reportagens da Furacao.com publicadas em setembro de 2014, celebrando o centenário do estádio Joaquim Américo Guimarães, ou como preferir: o Caldeirão da Baixada, a Baixada do Água Verde, a Arena da Baixada… palco preferido das nossas comemorações e exaltação do mais puro atleticanismo.

Baixada completa 100 anos como estádio mais moderno do país

As muitas caras do nosso Caldeirão

Primeiro jogo foi com o Flamengo, em 1914

Local foi alugado dois anos antes da inauguração

Relembre fatos históricos de 100 anos da Baixada

Saiba quem foi Joaquim Américo Guimarães



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…