21 out 2020 - 9h37

No brasileirão, números assustam

Após conseguir perder a liderança do grupo C da Libertadores para o boliviano Jorge Wilstermann, o Athletico volta sua atenção para o Campeonato Brasileiro, e deve se preocupar com o que vê.

A dois jogos do fim do primeiro turno, o atual campeão da Copa do Brasil ocupa o 17º lugar, inaugurando a zona de rebaixamento para a série B. Possui, no certame nacional, 16 pontos, com 4 vitórias, 4 empates, e 8 derrotas (ou seja, perdeu metade dos jogos que disputou).

Possui, é verdade, um jogo a menos, mas essa partida é contra o Atlético Mineiro, candidato ao título e atualmente em 3º lugar, com 10 vitórias no campeonato e com treinador e elenco muito qualificados. Na situação atual, portanto, é difícil imaginar a conquista de três pontos nessa partida.

Assim, restariam os dois últimos jogos do primeiro turno: Grêmio, na Arena da Baixada (25/10), e Sport, fora de casa (01/11), partidas em que, pelo panorama atual, será difícil ter otimismo. O Grêmio tem mais do que o dobro de vitórias atleticanas (nove), e o Sport será o mandante da partida (condição em que apenas o Fortaleza perdeu para o Athletico nesse campeonato, na primeira rodada, quando o rubro-negro ainda era treinado por Dorival Jr.). Além disso, tais partidas serão disputadas em meio aos jogos das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o milionário Flamengo.

Os dois primeiros times fora do Z4, a dois pontos do Furacão, são Vasco e Corinthians, com 18 pontos. Ambos venceram no confronto direto com o Athletico (o último deles jogando fora de casa). Em seguida, empatados com 19 pontos, estão Botafogo, Ceará (que conquistaram um empate na Arena da Baixada) e Bahia (único a perder para o rubro-negro).

Dois times que poderiam ser concorrentes diretos ao rebaixamento são Sport e Atlético Goianiense, os quais, porém, estão muito melhor colocados no campeonato, com 20 e 22 pontos, respectivamente.

Para atingir 45 pontos (meta usual para se salvar do rebaixamento), o Athletico precisa, portanto, de 9 vitórias e 2 empates; precisa, pois, bem mais do que as 4 vitórias que conquistou até aqui. Além disso, no returno, enfrentará concorrentes diretos (como Ceará, Goiás, Corinthians, Bahia, Coritiba e Bragantino) fora de casa.

Para encerrar, Paulo Autuori, contratado recentemente para a função de Head Coach e, nessa condição, cogitado como técnico temporário no lugar de Eduardo Barros, deverá cumprir 3 jogos de suspensão em campeonatos nacionais, em decorrência de punição recebida quando era técnico do Botafogo, e não poderá ficar no banco de reservas nas próximas partidas.

Assim, mudanças são necessárias. Para além da chegada de novos dirigentes, é preciso ações que reflitam no desempenho e resultados do Athletico, e isso não pode demorar. Num campeonato difícil como o Brasileirão, afetado pelo ano atípico que vem sendo 2020, qualquer atraso na necessária reação pode ser fatal.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…