Washington
atacante
 

Nome:

 

Washington César Santos.

  Nascimento:   Valença (BA), 03.01.1960.
  Posição:   atacante.
  Clubes:   Galícia, Corinthians, Operário-MS, Internacional, Atlético, Fluminense, Guarani, Botafogo, União São João, Desportiva, Santa Cruz, Filgueiras, Fortaleza, Foz do Iguaçu e Seleção Brasileira.
  No Atlético:   1982 a 1983 e 1991. Campeão paranaense em 1982.
       

Seu descobridor, o ex-técnico da Seleção, Aymoré Moreira, afirmava categoricamente que ele iria explodir logo. Demorou um pouco mais do que o esperado, mas aos 24 anos de idade, Washington marcou 23 gols no Campeonato Paranaense de 1982 e ajudou o Atlético a conquistar um título que não via há longos e negros doze anos.

Esse atacante baiano sabia muito bem fazer seu 1,88m valer no jogo aéreo. Mas, ao contrário de muitos atacantes altos, Washington também tinha extrema categoria e era isso que o diferenciava dos demais. À primeira vista podia parecer um pouco desengonçado, mas com a bola rolando, era um craque. Foi para o Atlético juntamente com o Assis, em uma negociação que envolveu a ida do lateral Augusto para o Internacional. No rubro-negro, a parceria Washington e Assis marcou época e foi idolatrada por uma geração.

Na partida final do Campeonato Paranaense de 1982, contra o Colorado, Washington marcou duas vezes e seu segundo gol foi uma pintura. Após jogada de Ariovaldo pela direita, Ivair deu um toque de calcanhar para Washington, que, com toda a calma que lhe era peculiar, deu um toque sutil, seco e certeiro no canto do goleiro Joel Mendes, decretando o 4 a 1 e o título rubro-negro. Foi o artilheiro do Paranaense, com 23 gols, quebrando um jejum de dez anos sem que o Atlético tivesse um goleador do Estadual.

No ano seguinte, Washington voltou a brilhar e foi artilheiro do Atlético na fantástica campanha do Brasileirão, quando o Furacão, por apenas um gol de diferença, foi eliminado pelo poderoso Flamengo, que viria a sagrar-se campeão naquele ano.

Depois disso, Washington e Assis ainda brilharam com a mesma intensidade no Fluminense, sendo tricampeões estaduais e campeões brasileiros pela equipe das Laranjeiras.

Já veterano, Washington ainda jogou pelo Atlético em 1991 e fez um gol na Vila Capanema, contra os donos da casa e que deu a condição do Atlético disputar o título até a última rodada contra o Paraná Clube, que acabou campeão.

Atualmente, Washington mora em Curitiba, após encerrar a carreira jogando pelo Foz do Iguaçu. Joga suas peladas pela suburbana e continua a semear amizades por onde anda, com sua simpatia e sinceridade.

 
 
Últimas Notícias