Arcésio Guimarães
 

Nome:

 

Arcésio Guimarães.

  Gestão:   1924.
  Resumo:  
Em seus primeiros dias como presidente, teve que negociar com a família Hauer, então proprietária do terreno onde está a Baixada, a prorrogação do período do aluguel, que havia vencido em 1922. Conseguiu assegurar o direito do uso da área até 1929.
       
       
       

Arcésio Guimarães foi o primeiro presidente da história do Clube Atlético Paranaense. Assumiu em 26 de março de 1924, com a missão de dar vida ao clube que recém havia nascido. Sua maior virtude foi ter conseguido implantar a nova mentalidade “atleticanista” na sociedade curitibana, unindo internacionalistas e americanos em torno das novas cores. Em seu discurso de posse, falou emocionado: “Como rebento pleno de vida, deverá continuar a trajetória dos antigos rivais, rivalizando-se com seus adversários e com eles nivelar-se” , sendo aplaudido em pé, por todos os presentes.

Filho de João Guilherme Guimarães e neto de Visconde de Nácar, Arcésio Guimarães nasceu em Paranaguá, no dia 09 de fevereiro de 1888. Ao chegar em Curitiba, logo se identificou com o Internacional, clube fundado por seu tio, Joaquim Américo Guimarães. Desde moço dedicou-se ao comércio, tendo sido sócio da empresa “Guimarães & cia.”. Desempenhou o cargo de vereador e presidiu a Câmara Municipal de Curitiba e a Associação Comercial do Paraná. Jornalista, foi um dos sócios do jornal “Gazeta do Povo”. Tinha a habilidade de aglutinar pessoas em torno de si, sendo um dos principais responsáveis pela fusão de americanos e internacionalistas, em 1924. Como prêmio, foi eleito com quase a totalidade dos votos para presidir o Clube Atlético Paranaense.

Em seus primeiros dias como presidente, teve que negociar com a família Hauer, então proprietária do terreno onde está a Baixada, a prorrogação do período do aluguel, que havia vencido em 1922. Conseguiu assegurar o direito do uso da área até 1929. Mas a preocupação com a “casa própria” era nítida e Arcésio decidiu se empenhar na construção de um estádio para o clube. A área escolhida foi ao lado do Passeio Público, em terreno doado pela prefeitura. Na maquete, além do campo de futebol com “elegante arquibancada”, como frisou a Gazeta do Povo de 24 de dezembro de 1924, havia espaço também para tênis, basquete e vôlei.

Sob seu comando, o time recém-fundado ficou na quinta colocação do Campeonato Paranaense. Apesar do começo não muito convincente nos gramados, Arcésio conseguiu projetar o nome Atlético no cenário esportivo curitibano. Sua paixão pelo novo clube foi uma espécie de “amor à primeira vista”, creditando-lhe a autoria da máxima atleticana: “Uma vez Atlético, sempre Atlético!”.

Além do time Rubro-negro, Arcésio Guimarães também foi presidente do Clube Curitibano e da Sociedade de Socorro aos Necessitados. Faleceu em 13 de outubro de 1947.
 
 
Últimas Notícias