17 dez 2001 - 19h57

Um ano para não esquecer

O Clube Atlético Paranaense está muito próximo da conquista do inédito título de Campeão Brasileiro e de encerrar o ano com saldo positivo. Depois da vitória contra o São Caetano pelo placar de 4 a 2 na Arena da Baixada, o que garante a taça mesmo perdendo pela diferença de um gol na partida de volta, a equipe rubro-negra pode conquistar metade das competições disputadas.

O ano não começou bem. Na Copa Sul-Minas, primeiro torneio do ano, um empate contra o xará mineiro não permitiu que a equipe paranaense passasse da primeira fase. Assim, a conquista ficou para a temporada 2002.

A história foi bem diferente na segunda competição do ano. No Campeonato Paranaense, os jogadores atleticanos sobraram em campo, terminando a fase de classificação 12 pontos na frente do segundo colocado. O Bi-Campeonato Estadual veio após enfrentar o Malutrom na semifinal e o Paraná Clube na grande final. Foi a 19º conquista estadual do clube.

Na Copa do Brasil, a história poderia ter sido um pouco melhor. Após vencer o Treze da Paraíba na disputa de pênaltis, desclassificar o Guarani em pleno Brinco de Ouro e passar pela Portuguesa, o Atlético caiu nas quartas-de-final. A equipe rubro-negra conseguiu um ótimo empate com o Corinthians no Pacaembu, mas na hora de decidir a vaga em casa não marcou os gols necessários. No jogo de volta, uma vitória simples garantia o time paranaense na semifinal. Em uma noite onde a equipe não se postou bem em campo, os paulistas aproveitaram a oportunidade para desclassificar o Atlético.

No segundo semestre houve apenas uma competição, porém a mais importante do país. O Atlético começou a todo vapor o Campeonato Brasileiro. Foram quatro vitórias nos cinco primeiros jogos e a liderança da competição. Depois, um ”problema de percurso” fez com que a equipe atleticana perdesse algumas posições o que resultou na troca de técnico.

Geninho chegou para arrumar a cozinha rubro-negra e desenvolver um trabalho que levou o time a realizar a segunda melhor campanha da fase de classificação. Nas finais, as atuações dos jogadores arrancaram sorrisos e gritos de alegria dos torcedores fizeram com que o Atlético chegasse a histórica final do Campeonato Brasileiro, garantindo pela segunda vez uma vaga na Taça Libertadores da América.

Mas o ano está sendo bom apenas para o Atlético. Muitos jogadores do elenco se destacaram nas competições. O lateral-direito Alessandro foi convocado duas vezes pela técnico Luiz Felipe Scolari para defender a Seleção Brasileira. Alessandro fez parte da delegação que garantiu uma vaga para Copa do Mundo de 2002 e está próximo de disputar o primeiro mundial na carreira.

Outro destaque é o meia Kleberson. O homem de ferro atleticano é um dos maiores responsáveis pela invejável campanha no Brasileiro. O atleta participou de 28 dos 30 jogos disputados pelo Atlético, além de ter sido indicado por vários treinadores como a revelação do campeonato.

Não podemos esquecer da dupla de ataque rubro-negra. Os atacantes Alex Mineiro e Kléber ajudaram a quebrar três recordes na competição. O primeiro foi o de maior artilheiro. Faltando um jogo para finalizar a temporada, Kléber marcou 17 gols e Alex 16, ultrapassando Washington em 83 e Paulo Rink em 96, ambos com 13 gols.

O segundo recorde que ficou para trás foi o de melhor ataque em uma edição do campeonato. No ano de 96, a dupla Paulo Rink e Oséas ajudou a marcar 43 gols em 25, média de 1,72. Este ano, a equipe já balançou as redes adversárias 67 vezes em 30 partidas, média de 2,23.

O último recorde contou com a ajuda da dupla de ataque. A seqüência de 11 jogos invictos em 98-91 e 96, aumentou para 12 com Geninho no comando.

A data do segundo e decisivo jogo no próximo domingo pode ficar marcado na história do Atlético. O título de primeiro campeão brasileiro do século 21 pode vir para premiar o trabalho dos jogadores, comissão técnico e diretoria. Com certeza, a campanha deste Campeonato Brasileiro não vai ser esquecida tão cedo pela fiel torcida atleticana.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…