O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
9 fev 2002 - 18h16

Somos diferentes

No ano passado, a convite de um conhecido meu, torcedor do Coritiba, fui ao “estádio” deles assistir a um jogo de futebol. Sentei-me nas cadeiras do Couto Pereira em meio a alguns torcedores coxas. Fiquei quietinho, mas naturalmente, torcendo contra. Não se pode evitar o riso quando os coxas ficam furiosos ao tomarem um gol :).


Pois bem, durante a torturante visita à torcida coxa, observei a maneira como tratam seu time. Xingam o tempo todo, vaiam e desestimulam seus jogadores. Comentei com meu colega que a torcida era uma pedra para o time carregar e que era muito chata. Ele apenas disse que são exigentes.


Lembrei-me então da torcida rubro-negra, dos gritos de “dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe ô”, “Uh caldeirão” e do incomparável hino do Atlético, cantado em uníssono por toda a massa atleticana. Pensei: isso é que é torcida. Sempre levando o time pra frente, não importa se está jogando bem ou mal. Cumpre seu papel até o final. Sem dúvida a torcida atleticana é responsável por parte do título brasileiro de 2001 em que fomos praticamente imbatíveis em nosso domínios.


Lembro-me dos anos difíceis, quando o Atlético não ganhava nada. Ainda assim a torcida continuava apoiando o time. Hoje estamos bem acima do alto da glória, temos ainda mais motivos para cantar no estádio.


Na última terça-feira, após o jogo contra o Bolívar pela Lilbertadores de Amérioca, quando perdemos por 2X1, num jogo em que o árbitro utilizou critérios “estranhos”, em que o time adversário demonstrou mais disposição do que imaginávamos e no qual nosso time ainda não se encontrava em condições ideais, eu ouvi algumas vaias em meio a torcida. Imediatamente pensei que deveria haver alguns “verdes” infiltrados e que, acostumados a vaiar seu time, resolveram estragar nosso côro de apaixonados.


Não é típico da torcida atleticana vaiar o time, ainda mais que esses meninos nem merecem tal vaia. Falhas ocorreram durante o jogo, é verdade, mas são coisas do futebol. Tenho certeza que o time vai crescer e dar muitas alegrias à torcida neste ano. Eles merecem nossas confiança. Ainda que perdessem todos os jogos a mereceriam, pois vestem a camisa rubro-negra.


Escrevo para conclamar a todos oa atleticanos que frequentam a Arena a que não vaiem o time. Não é justo, não é bonito e não é atleticano. Ao contrário, é uma prática coxa-branca. Eles sim uns insatisfeitos, sem paixão, mal-educados e chatos.



Saudações Atleticanas.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…