16 mar 2002 - 0h01

Rumo ao título do iBest

Quando os editores da Furacao.com criaram o site no fim de 1996, eles nunca imaginaram que iriam fazer tanto sucesso. São mais de 5 anos atualizando a página diariamente. Se não havia notícia para publicar, alguma outra seção era atualizada. Até hoje nunca houve folga no site, pois o amor pelo rubro-negro não tem hora para se manifestar. Foram mais de 3 milhões de visitas nesse tempo todo. Uma marca incrível para um site feito por torcedores fanáticos pelo Atlético.

Nenhuma outra página de futebol não-oficial no Brasil chegou perto dessa marca. Talvez pela extrema paixão que a equipe toda tenha pelos assuntos rubro-negros.
Nem mesmo os gastos com linha telefônica, internet, combustível para ir ao CT do Caju e em outros locais para realizar entrevistas exclusivas foram capazes de diminuir essa paixão pelo Clube Atlético Paranaense e conseqüentemente pela Furacao.com.

O que começou como apenas um hobby, para manter-se atualizado sobre o Furacão e através do site poder informar outros atleticanos, tornou-se hoje quase que uma profissão. Não é raro ver os editores deixarem de lado seus afazeres pessoais para trabalhar no site e com isso manter a torcida atleticana bem informada. Com o reconhecimento da imprensa e principalmente dos torcedores, a equipe sempre foi motivada por diversos elogios recebidos através de e-mails. Até mesmo um simples “parabéns” dava um ânimo maior para que a equipe batalhasse para melhorar o conteúdo. Até hoje os responsáveis trabalham para que o torcedor rubro-negro tenha sempre notícias rápidas e confiáveis, sem descuidar do design e do conteúdo das seções internas.

São milhares de informações sobre o Atlético nas diversas páginas internas. O site pode ser considerado um livro virtual sobre o Clube Atlético Paranaense. Várias outras mídias usam a Furacao.com com fonte de referência, pois nesses mais de 5 anos o site conquistou um atributo muito importante: credibilidade.

Atualmente, a equipe da Furacao.com é composta por Cleverson Freitas (21 anos – Estudante de Medicina Veterinária na UFPR), Loriano Modzinski (30 anos – Analista de Sistemas de Informação), Marçal Justen Neto (21 anos – Estudante de Direito na UFPR), Sérgio Tavares Filho (22 anos – Jornalista da Rede Paranaense de Comunicação) e Diego Lorenzo (25 anos – designer do jornal uruguaio El País). Também fazem parte da equipe como colunistas: Mauricio Muller, Ricardo Campelo, Robson de Lazzari e Patrícia Bahr.


Da esquerda para a direita: Cleverson, Marçal, Loriano e Sérgio

Tudo isso não foi conquistado apenas pelos atuais membros da equipe. Diversos outros colaboradores passaram pelo site durante todos esses anos. Alguns por pouco tempo, outros com grande importância, como Eduardo Aguiar e Luiz Eduardo Xavier, que também foram editores e contribuíram bastante para que o site conquistasse o status que possui atualmente. A jornalista Alethéa Costa também teve um papel fundamental e merece destaque na história da Furacao.com.

Objetivo

O objetivo da Furacao.com sempre foi o de oferecer informações verídicas, sem interesses ou pressões, aliada a um design moderno e fácil navegação. Notícias exclusivas, fotos originais, amplas coberturas e velocidade são a marca de um site que é referência para a torcida do Atlético. A preocupação com o design, levou os editores a contratarem uma empresa especializada no assunto (InMídia Web Productions) para o desenvolvimento de um projeto que facilitasse a navegabilidade do site.

Além disso, a Furacao.com inovou fortemente o conceito de site não-oficial no Brasil ao inaugurar seu escritório em setembro de 2001. Esse foi outro fator que contribuiu muito para um maior reconhecimento, pois através deste trabalho sério realizado por todos os membros da equipe, o site já recebeu diversos convites de parcerias por grandes portais brasileiros. No entanto, a Furacao.com optou por manter sua independência e com isso continuar com a paixão atleticana por trás das informações. A intenção é crescer cada vez mais, assim como o Atlético Paranaense.Prova disso, é que durante as finais do Campeonato Brasileiro de 2001, quando o Furacão conquistou seu título mais importante, a Furacao.com disparou no número de acessos e bateu inúmeros recordes em sua história.

iBest

Foi através da ascensão do Atlético e do crescimento do site, que pela primeira vez em sua história, o site foi inscrito no Prêmio iBest. A idéia do Prêmio iBEST, uma iniciativa que tinha como principal objetivo descobrir novos talentos e premiar todo o esforço dos profissionais e dos sites que estavam fazendo a história da Internet no Brasil, surgiu no ano de 1995. “Naquela época”, explica Marcos Wettreich, “sabíamos que o desenvolvimento da Internet no país se dava de forma exponencial porém muito desorganizada, uma das características da World Wide Web. Conversando com alguns profissionais da nossa equipe e com executivos de portais horizontais e sites pioneiros, tivemos a idéia de conceber um prêmio que englobasse toda a comunidade de Internet. A proposta foi rapidamente encampada por internautas de todo o país”. O Prêmio iBest, hoje em sua sétima edição, é reconhecido no Brasil como o “Oscar” da Internet e transformou-se em um verdadeiro selo de qualidade para os principais sites do País.

E graças ao reconhecimento e imensa ajuda da torcida atleticana, a Furacao.com alcançou, já em 2002, o Top3 nesse conceituado Prêmio da Internet Brasileira. Foram várias as campanhas para a arrecadação de votos, pois sites na categoria Pessoal-Esportes concorrem apenas com o voto dos internautas. O site desbancou mais de 500 outros sites de esportes na fase classificatória e chegou ao Top10. Outra fase de votação foi iniciada e conseqüentemente mais acirrada.

Mesmo assim a Furacao.com conseguiu ficar entre os 3 mais votados e em virtude disso irá representar as cores do Atlético na Cerimônia de Premiação, no dia 09/05/2002, em São Paulo. Nesse mesmo dia, haverá a divulgação dos vencedores em todas as categorias do iBest 2002. O site está muito próximo de conquistar um título inédito e de extrema importância. Pode-se comparar essa conquista ao título de Campeão Brasileiro alcançado pelo Furacão em 2001.

Já é uma honra estar entre os 3 melhores do Brasil, mas o primeiro lugar seria a consagração e o reconhecimento que faltava por todo esse trabalho realizado durante esses 5 anos. Para isso, o site precisa novamente da ajuda da torcida atleticana. Se você também acha que a Furacao.com merece ganhar esse prêmio, ajude o site votando através do link: http://premio.ibest.com.br/topthree/TopThree.asp?IDSite=3382&IDCategoria=60&Selo=1



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…