24 jun 2002 - 15h38

Três anos de Caldeirão

O Estádio Joaquim Américo, maior símbolo físico do Clube Atlético Paranaense, está completando três anos após a reforma que colocou o complexo esportivo entre os melhores do mundo. Foram quase dois anos de obras até o término parcial do estádio e a abertura de seus portões a nação atleticana.

A Arena da Baixada, como o estádio é chamado pelos fanáticos torcedores rubro-negros, é considerada o centro esportivo mais moderno da América Latina. Foi idealizada com base nos mais avançados estádios de futebol do mundo e está rigorosamente dentro de todas as especificações da FIFA. Além de servir de palco para os jogos do Atlético, a Arena funciona como um centro integrado de serviços, entretenimento e diversão.

A inauguração do estádio aconteceu no dia 24 de junho de 1999 com a realização da partida entre Atlético e Cerro Porteño. O elenco rubro-negro venceu o confronto contra os paraguaios pelo placar de 2 a 1, gol de Lucas e Vanin. Ao longo dos três anos de vida, o estádio foi palco para exatos 100 jogos do Clube Atlético Paranaense, além das partidas da Seleção Brasileira.

Assim como a primeira, a última partida também está viva na lembrança dos torcedores. Foi o primeiro jogo da decisão do Supercampeonato Paranaense onde o esquadrão rubro-negro aplicou uma goleada histórica de 6 a 1 sobre a equipe do Paraná Clube. Três dias depois, o Atlético conquistou o inédito título de tri-campeão estadual.

Atualmente, a capacidade do estádio é de 32 mil pessoas sentadas. Porém, foi projetado para receber 51 mil torcedores, todos sentados, quando estiver totalmente concluído. Fato que o Presidente Mário Celso Petráglia coloca como prioridade durante o seu mandato a frente do comando do clube.

A Arena da Baixada é também conhecida pelos torcedores como “caldeirão”. Isso porque, em dias de jogos do Atlético, a vibração da torcida incendeia o estádio, contagiando jogadores e intimidando adversários. A proximidade das arquibancadas com o gramado e os gritos de paixão dos torcedores pelo clube são armas fundamentais para o êxito da equipe. Fato comprovado na fase final do Campeonato Brasileiro do ano passado onde o Atlético liquidou com os times adversários e conquistou o maior título ao longo dos seus 78 anos de existência.



Últimas Notícias

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…

Brasileiro

Roteiro repetido

Sem nenhuma inspiração e fazendo um sacrifício danado para tentar segurar um empate sem gols contra o Fluminense num Maracanã com mais de 36 mil…

Notícias

Quanto custam R$67,6 milhões?

Uma das questões mais importante do mercado financeiro é “Quanto esse capital vai me custar?“. A pergunta esta predicada na premissa que todo dinheiro que…