O Atlético dos Paranaenses
Muito interessante o convênio entre o Atlético e o Grêmio. Com certeza, é bom para todo o mundo.
Entretanto, entendo que é muito mais do que uma simples oportunidade para fazer com que jovens atletas joguem e adquiram ritmo de jogo, como disse o diretor-Superintendente Alberto Maculan.
É, sim, uma excelente oportunidade para engrandecer ainda mais o nosso Furacão, conquistando milhares de torcedores daquela região e de todo o Interior do Estado. Assim como as parcerias com escolinhas de futebol já implantado em Pitanga e em Londrina (através do PSTC) e que deveria ser estendidos por pelo menos uma cidade de cada região esse tipo de integração é um importante instrumento de inserção do Atlético na mente e no coração do torcedor.
O convênio com clubes e a parceria com escolinhas de futebol exigem ainda o desenvolvimento de um especial projeto de marketing. Sou do Interior e percebo um campo de conquista de torcedores para o Furacão ainda mais fértil do que a terra roxa de grande parte do Estado. Os paranaenses interioranos são ávidos por um time nosso para torcer.
O Atlético já montou a infra-estrutura básica necessária e até já conquistou um Campeonato Brasileiro. Importantíssimo, mas ainda não é suficiente. É necessário ampliar e melhorar a infra, manter um time competitivo (lamentavelmente a participação na Libertadores e na Copa dos Campeões era uma grande oportunidade mas foi um fiasco, sem falar na mediocridade do desempenho no Paranaense apesar do tricampeonato).
É necessário também ampliar a simpatia e o charme rubro-negros, fazendo com que haja a possibilidade de todos os paranaenses se sentirem integrantes dessa paixão. O marketing pode fazer isso e deve começar já a desenvolver um projeto especial na Cidade Canção. Os reflexos certamente vão atingir todo o Estado, com retorno garantido para a imagem do Rubro-Negro.
Esse é o caminho. Não tenho dúvida de que se hoje o Atlético já é o maior, mais charmoso, mais simpático e mais querido em poucos anos (no máximo uma geração) será simplesmente hegemônico em todo o Estado. Áureo Nogueira, advogado, jornalista e atleticano de Londrina.
PS.: apesar de ser de Londrina, não estou com inveja do Grêmio de Maringá (ainda que vibraria muito mais se o convênio fosse firmado com o Tubarão). Estou, sim, muito orgulhoso do Atlético e serei mais um torcedor do Galo Guerreiro.