14 nov 2002 - 13h30

Conhecendo o adversário

O Esporte Clube Juventude foi fundado em 29 de junho de 1913, por um grupo de jovens apaixonados por futebol. Tornou-se, rapidamente, um clube de grande solidez esportiva, após dominar as competições municipais e criar a tradição de promover grandes eventos sociais.

O Juventude participou do Campeonato Nacional pela primeira vez em 1977. Seu primeiro título de grande repercussão foi o do Campeonato Brasileiro Série B, em 1994, tendo inclusive derrotado o Atlético nas semi-finais. Outra grande conquista aconteceu em 1998, onde após 59 anos de hegemonia dos clubes da capital, o Juventude sagrou-se campeão gaúcho invicto.

Em 1999, a equipe conquistou o principal título de sua história de 88 anos. Jogando no Maracanã lotado, Juventude empatou em 0 a 0 com o Botafogo. Como havia vencido por 2 a 1 a primeira partida, realizada em Caxias do Sul, a equipe sagrou-se campeã da Copa do Brasil.

Sua torcida tem o curioso apelido de “papada”. Essa alcunha vem do ano de 1920, quando a grande rivalidade era contra o Juvenil. Na 1ª decisão do campeonato metropolitano, o Juventude venceu por 3 X 0 e já começou a cantar vitória. Durante toda a semana, os simpatizantes do Juvenil, quando provocados, diziam que ” a italianada do Juventude só fala, só tem papo, é tudo uma papada”.

Tinham um pouco de razão, pois no 2º jogo, o Juvenil venceu, provocando a 3ª partida, quando o Juventude goleou por 4 X 1 no jogo em Porto Alegre. Depois de muita discussão, brigas e até tiroteio na cidade, o Juvenil continuava a provocar. Mas os juventistas não davam mais bola, afinal com papo, ou sem papada, o 1º Campeão Oficial do Município era o Juventude!

Reportagem : Juarez Villela Filho



Últimas Notícias