22 nov 2002 - 12h25

Atlético repete a dose de sucesso

O Clube Atlético Paranaense está colocando mais uma vez em pratica a fórmula que levou o time à conquista de sete títulos nos últimos cinco anos, incluindo o Campeonato Brasileiro do ano passado. O Departamento de Futebol decidiu promover 11 atletas das categorias de base para passarem por um período de teste entre os profissionais. Entre o grupo estão quatro jogadores que já estiveram na categoria principal e retornaram à origem.

A proposta de efetivar os jovens talentos faz parte da filosofia de trabalho do Atlético. O rubro-negro paranaense sempre procurou valorizar a prata da casa dando oportunidade para que o jogador se torne um atleta profissional.

Em 1998, quando Antônio Clemente, atual Diretor de futebol, assumiu o cargo técnico da equipe ocorreu a primeira renovação do elenco. Após o término da edição do Campeonato Brasileiro, a Diretoria do Atlético optou em vender vários jogadores. Craques como Tuta, Varley, Edinho Baiano, Paulo Miranda, Alex Oliveira e Wilson foram negociados com outras equipes.

“Após o termino do Campeonato Brasileiro de 1998, o Atlético desfez todo o time daquele ano. Vários jogadores deixaram o clube e estava na hora de uma renovação total”, explicou Clemente.

Com o elenco reduzido, Clemente optou em trazer das categorias de base um grupo de jovem atletas, até então desconhecidos da torcida. O zagueiro Gustavo, o volante Cocito, e os meias Adriano e Kleberson deixaram os juniores para lutarem por uma vaga entre os titulares. O resultado do trabalho veio rapidamente com a conquista da Copa Paraná.

“Toda a equipe tem a necessidade de rodar o elenco. Somente assim é possível dar chance as atletas mais novos e valorizar o material humano desenvolvido no clube. Foi assim em 98 e está sendo assim agora”, afirmou o diretor de futebol.

A legião convocada para treinar entre os profissionais constam 11 nomes. Os goleiros Tiago e Marcinho, o zagueiro Rodrigo Gomes, os laterais André Luiz e Jean, os volantes Juliano e Wellington, os meias Edson Grilo, Fabinho e Jadson e o atacante Leandro foram os escolhidos. O primeiro oportunidades para os jovens começarem a ganhar espaço será o amistoso contra a equipe de Dois Vizinhos, no próximo dia 28, no município de Dois Vizinhos.



Últimas Notícias

Opinião|Sul-Americana

Libera a torcida!

Uma noite histórica em um jogo com um cardápio recheado de garra, luta, determinação, superação, entrega, guerra, -TIME DE GUERRA – sim não faltam adjetivos…