O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
25 maio 2003 - 21h30

Um vespeiro político

Logo agora que nosso Rubro-Negro está encontrando conjunto e alguns jogadores que até pouco tempo atrás não sabiam em que mundo estavam estão começando a jogar novamente, cai uma bomba como esta, na cabeça de nós torcedores.

E o engraçado é que não foi quase nada difundido, pelo menos entre nós – torcedores – o grande estatuto que foi feito. Onde foi que opinamos? Você conhece a íntegra do conteúdo? Quem votou? Acredito que estão usando nosso futebol como “bandeira política” ou como marketing. E quando cheira política…é impossível não sair mordido por vespas. E se for marketing está tudo errado, pois onde estão as pesquisas feitas junto aos maiores interessados? Onde estão as pesquisas para detectar o porque das brigas e confusões? Onde estão as pesquisas mostrando como o torcedor vai para o estádio? Se vai acompanhado? Faixa etária dominante? Quantas destas pessoas são mulheres? Enfim…não existe um perfil do público-alvo! Então…como vou agir?

A Arena está muito tempo a frente! As adaptações estão fáceis de acontecerem. Mas como ficam os outros lugares pelo Brasil? Como fazer para controlar pessoas com ânimos exaltados na maioria das vezes pela bebida alcoólica fora dos estádios e num raio de 5 Km? Como fazer para providenciar toda uma logística de transporte para 10, 20 ou 30 mil pessoas? Isto não existe! Quem aprovou estes dois itens abaixo nunca foi a um jogo de futebol ou não quer enxergar a realidade dos fatos :

– A entidade responsável pela organização da competição é obrigada a oferecer serviços de estacionamento e de transporte dos torcedores para o estádio, ainda que oneroso.

– A empresa promotora do jogo terá a responsabilidade de arcar com os prejuízos causados ao torcedor decorrentes de falhas de segurança.

Concordo com regras e leis. Temos que aplaudir a iniciativa do Poder Legislativo. Mas deveriam ter contado com o ataque das “vespas criadas” que existem no nosso futebol, aquelas com medo de perder sua autoridade e de não ter mais um vespeiro para comandar.

Que a responsabilidade por prejuízos causados para nós torcedores seja do Clube ou dos Dirigentes – concordo plenamente ! Mas somente dentro do estádio! Fora dele é problema do Estado – não pagamos impostos? Transporte para o estádio? Quero transporte com ar-condicionado e que me pegue na frente de casa então! Não consigo acreditar…

Tudo seria mais fácil e não precisaríamos estar discutindo sobre estatutos para defender a nós torcedores se cada um fizesse sua parte. Quem sabe um dia nos sentíssemos na Europa, e até as grades e fossos deixassem de existir em nossos estádios…

Não existe lei que mude do dia para a noite uma cultura forte como o futebol…ainda mais quando se começa errado.

“Cultura se aprende vivendo! Não entra em nossas vidas num piscar de olhos!”



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…