Furacão pega a Seleção Sub-20
O atacante Dagoberto será um dos poucos titulares do Atlético para o amistoso deste domingo contra a Seleção Brasileira Sub-20, às 16 horas na Arena da Baixada. Por diversas razões, o técnico Vadão não poderá contar com Alessandro, Leomar, Luciano Santos, Kleberson, Adriano, Ilan e, talvez, Rogério Corrêa.
A intenção da diretoria era fazer uma rodada dupla no domingo. Primeiro, jogariam o time de Juniores do Atlético contra a Seleção Sub-20. Seria a chance de a torcida ver os garotos que representarão o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, que serão disputados no mês de agosto.
Logo em seguida, às 18 horas, estava marcado o jogo entre Atlético e Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Porém, o time santista requereu o adiamento do jogo, uma vez que está disputando a final da Taça Libertadores da América e não teria tempo hábil para retornar ao Brasil e disputar o jogo.
Com isso, a partida foi adiada para o dia 30 de julho e o Atlético ganhou uma folga no Brasileirão. A solução para não deixar os atletas parados por muito tempo foi marcar o amistoso da Seleção Sub-20 contra o próprio time profissional do rubro-negro.
Desfalques
Os desfalques serão muitos. A começar, Oswaldo Alvarez não contará com Ilan, Adriano e Kleberson, que estão disputando a Copa das Confederações pela Seleção Brasileira. Depois, não terá também o volante Luciano Santos, que se machucou durante a semana. Completando a lista dos titulares ausentes estão Alessandro e Leomar, que serão poupados porque terão de cumprir suspensão automática contra o Vitória, no dia 29.
Além de Luciano Santos, outros dois jogadores se machucaram nos coletivos: Selmir, na quinta-feira e Rogério Corrêa, na sexta. O primeiro se recuperou rapidamente e começará jogando. A escalação de Rogério ainda é uma incógnita e ele poderá ser substituído por Igor ou Juliano.
Completando a lista dos ausentes há três jogadores que estarão do lado do “inimigo”: André Luís, Jean e Fernando, todos convocados por Valinhos para os amistosos preparatórios da Seleção Sub-20. Os dois últimos deverão ser titulares.
Diante desse panorama, o principal destaque atleticano será Dagoberto, um dos únicos titulares confirmados, ao lado de Diego, Capone e Ivan. Ele também poderia ser desfalque, já que é titular absoluto da Sub-20, mas não foi convocado para que o Atlético não fosse ainda mais desfalcado no Brasileirão.
Seleção Brasileira
A Seleção Sub-20 não está completa. Segundo o técnico Valinhos e o supervisor Branco, a base do time que jogará o Pan-Americano será formada pelos atletas que se destacaram no Sul-Americano da categoria, disputado no início do ano.
Muitos desses jogadores são titulares ou reservas imediatos de suas equipes. Como o Brasileirão está em pleno andamento, a CBF optou por não desfalcar ainda mais as equipes. Por essa razão, jogadores importantes como Dagoberto (Atlético), Daniel Carvalho e Cleiton Xavier (Inter), André Bahia (Flamengo), Jancarlos e Carlos Alberto (Fluminense), William (Santos) e Felipe Melo (Cruzeiro) não foram convocados.
Outro titular absoluto desse time foi convocado pela Seleção principal: o volante Dudu Cearense, do Vitória. Essas ausências abriram espaço para jovens talentos, casos de André Luís (que foi convocado em razão da ausência de Daniel, do Sevilla) e de Fernando (chamado para uma das vagas do meio-campo, em que jogam Carlos Alberto e Cleiton Xavier).
Apesar disso, esses jogadores podem fazer parte do time que vai ao Pan. Para isso, eles precisam se destacar nesse período preparatório, razão pela qual o amistoso contra o Atlético se torna muito importante.
|
||||||