12 ago 2003 - 22h42

Dagoberto coloca o Brasil na final do Pan

O atacante atleticano Dagoberto foi o responsável por levar a Seleção Brasileira a decidir o ouro no Pan-Americano de Santo Domingo. Ele marcou o único gol da partida contra o México aos 42 minutos do segundo tempo. A decisão vai ser contra a Argentina, na sexta-feira.

O Brasil teve que se superar para vencer os mexicanos. Com um futebol apático e pouco criativo, a equipe do técnico Valinhos ainda foi prejudicada pela arbitragem do canadense Silviu Petrescu, que anulou um gol legítimo de Gabriel (num cruzamento de Dagoberto) e expulsou injustamente o zagueiro Adaílton.

O atacante atleticano foi a principal figura do Brasil. Mesmo pressionado entre os zagueiros, Dagoberto conseguia se livrar da marcação e levava perigo ao gol do México. O problema era o isolamento do craque paranaense. O time brasileiro não conseguia seguir o ritmo de Dago.

Melhor para o México, que voltou para o segundo tempo disposto a conquistar a vaga para a final. E quase abriram o placar com Medina. Ele fez jogada pela ponta direita e cruzou rasteiro para Cacho, que escorou na rede pelo lado de fora, com o goleiro Fernando Henrique batido no lance.

Aos 21 minutos, o zagueiro Adaílton recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, depois de ter se desentendido com um adversário. Com um homem a mais, o México passou a pressionar o Brasil. Aos 37 minutos, Medina chutou com violência da entrada da grande área e Coelho salvou de cabeça na linha da pequena área.

Quando era mais pressionado, o Brasil chegou ao gol, aos 42 minutos. Dagoberto, que havia sofrido entrada desleal três minutos antes, recebeu lançamento na área, deu um chapéu no goleiro e completou com a perna direita, sem deixar a bola cair no chão, mesmo sem ângulo. Após o gol, o atacante brasileiro caiu e não conseguiu voltar ao jogo. Dagoberto sentia tantas dores que teve de ser carregado para o vestiário.

O Brasil já conquistou seis medalhas de ouro em Pan-Americanos: em 52, 56, 63, 75, 79 e 87.

Informações do Terra Esportes e do site oficial da CBF



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…