Eterna Discussão
A cada dia que passa um assunto sobre o Atlético está se tornando mais e mais cansativo, o da preparação física. Não há nos jornais matéria ou coluna que não trate do assunto. Ora são dúvidas ora demissões, e muitas vezes especulações. Isso só prova que alguma coisa está errada.
Mas não precisa ler os jornais ou aprender os conceitos da matéria para notar o problema. Quem assiste aos jogos na Arena já sabe disso faz tempo. O time que voava em campo em desde 1996 até a conquista do campeonato brasileiro em 2001, passou simplesmente a perder velocidade. Quem não vibrou com Alessandro perdendo a bola na ataque e vindo recuperá-la aqui atrás na mesma jogada e muito antes de chegar à grande área. Era um show. O Oséas que jogou no Alético era muito melhor do que jogou no Palmeiras e no Cruzeiro.
Ele desaprendeu? Não, antes tinha mais preparro e assim fica mais fácil ganhar as jogadas. Alguém acha que Pelé virou rei só porque nasceu para o futebol. Não, ele era, se não o mais, um dos jogadores mais bem preparados de sua geração. O famoso “quadrado mágico” corria muito. Lembram das declarações de Zagalo quando, treinando a Portuguesa, levou de 5 no Pinheirão? Ele falou: “não há time no Brasil que corra como o do Atlético”.
E agora vemos o incansável Adriano perdendo velocidade, do mesmo jeito que o Alessandro não consegue mais dar os seus dribles da vaca.
Eu pergunto: isso é a tal preparação científica? Desse jeito eu prefiro a empírica mesmo e acredito que é mais barata.
E pergunto de novo: há quanto tempo o Manager da preparação, Antônio Carlos Gomes está no Atlético? Desde 1996? Ele treinou o quadrado mágico?
E para finalizar, uma lembrança que tenho: antes do Sollivan vir para o Atlético, eu lembro de escutar programas de rádio em que ouvintes paranistas reclamavam que os jogadores tricolores viviam machucados e com baixa condição física. Ele não está mais no clube, mas estava até dias atrás. Se não me engano o Mário Sérgio reclamou do condicionamento quando chegou. ou não?
Fica uma boa sugestão para o Furacao.com: uma entrevista ou debate com o tal cientista tratando de conceitos técnicos de sua metodologia. Há muito atleticano que irá entender os argumentos e que poderão emitir opinião. O que não pode é essa caixa-preta continuar fechada desse jeito.