9 out 2003 - 17h30

Atleticanos e coxas no combate ao crime

Adversários dentro de campo, mas unidos fora dele pelo bem do esporte, os jogadores, Fernando, goleiro do Coritiba, e Tiago, zagueiro do Atlético, trocaram nesta quinta-feir), mais de 200 bolas esportivas por armas de brinquedo com alunos do Colégio Estadual Santa Rosa, no Bairro Solitude, um dos locais com maior índice de criminalidade de Curitiba.

A iniciativa é da Paraná Esporte, em parceira com as Secretarias da Educação e da Segurança e teve como objetivo aproveitar a véspera do Dia das Crianças, período em que os brinquedos são o carro chefe do comércio e especial para incentivar a prática do esporte como forma de substituir as brincadeiras que incitam a violência.

“Nossos alunos vivem em bolsões de pobreza numa comunidade onde é comum a violência. Eles têm muita energia que deve ser aproveitada de forma positiva”, disse o diretor do colégio, professor Carlos Roberto Cardoso. A presença dos jogadores é uma forma de motivara as crianças razão pela qual foram convocados os jogadores dos clubes que se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro neste sábado.

“Não temos como quantificar o resultado positivo de uma ação como esta, mas tenho certeza que cada bola que foi distribuída aqui proporcionará momentos de alegria a muitas crianças”, disse o goleiro Fernando. Para Tiago, a imagem de jogador de futebol contribui no acesso às crianças. “Temos uma imagem de ídolo para esta garotada e isto tem que ser utilizado para o bem. Tudo o que fazemos pode ser refletido no cotidiano deles”, disse.

As 200 bolas de futebol, futsal, vôlei e handebol foram produzidas por presidiários da Prisão Provisória de Curitiba e da Penitenciária Central do Estado, através do projeto Pintando a Liberdade. “Esta é uma forma de contribuir com a campanha nacional de desarmamento, já que estamos trabalhando na base, educando os estudantes e também é uma forma de estimular a prática do esporte. Cada criança que recebeu uma bola vai utilizá-lo com vários outros amigos”, destacou Gomyde.

O secretário de Educação, Maurício Requião, destacou que estão sendo desenvolvidas várias ações com o objetivo de reduzir o índice de violência em escolas com o perfil da Santa Rosa. “Estamos estimulando a prática esportiva, cultural e também disponibilizando salas de informática em escolas dentro das comunidades carentes,” disse o secretário.

Também estiveram presentes no evento a chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Educação, professora Sheila Marize Toledo Pereira, e o segundo-tenente do II Esquadrão de Polícia Montada, Márcio José Facio, da Polícia Militar, representando a Secretaria de Segurança.

Fonte: Agência Estadual de Notícias



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…