26 nov 2003 - 22h44

Fórum completa 3 meses no ar

São mais de 23 mil mensagens e mais de 460 cadastrados. Este é o Fórum da Furacao.com, sucesso total de repercussão entre os torcedores do Atlético, que completou ontem três meses desde a sua inauguração.

Derrotas, vitórias, jogadores e campeonatos são alguns dos inúmeros assuntos debatidos diariamente pelos internautas atleticanos. Criado para que estes discutam sobre os tópicos relacionados ao Atlético e ao site, o Fórum é aberto a todos os torcedores. Porém, apenas usuários registrados podem publicar suas opiniões. O registro é gratuito e efetuado em poucos minutos.

Segundo a equipe do site, o Fórum é um espaço de debates democrático, no qual todos podem expressar opiniões sobre os mais diversos assuntos, desde comentários sobre o último jogo até notícias sobre a conclusão da Arena da Baixada.

São cinco tópicos onde os usuários podem comentar sobre o mundo do futebol e assuntos diversos:

Geral
Campeonato Brasileiro
Torcida
Arena da Baixada
Sobre o Site

Para se ter uma idéia, no tópico Geral, são mais de 400 tópicos e mais de 14 mil mensagens publicadas. Já na sessão Campeonato Brasileiro, são mais de 150 tópicos e 4 mil mensagens.

História

Lançado oficialmente no dia 26 de agosto, o Fórum começou a operar efetivamente um dia depois e cresceu rapidamente. Em apenas uma semana, atingiu a marca de mil mensagens, com uma média de mais de 120 postadas por dia. Poucos dias depois, a média de mensagens pulou para 165, nos mais variados tópicos. “Já participei de muitos fóruns, mas nunca vi um com sucesso tão grande como esse”, afirma o forunista Sun Tzu, campeão disparado em mensagens, com mais de 3 mil.

No dia 1º de outubro, com 7 mil mensagens, o Fórum tinha uma média diária de 205 mensagens postadas. Quase um mês depois, a quantidade de mensagens dobrou, passando de 15 mil mensagens, com uma média de 238 por dia. Atualmente, o Fórum está com mais de 23 mil mensagens, com média diária de 255 mensagens. Contudo, há dias em que o Fórum recebe mais de 500 mensagens num único dia. Dos mais de 460 participantes registrados, pelo menos 175 já postaram alguma mensagem.

Forunistas

Bruno Rolim, estudante de Turismo, foi o primeiro forunista a atingir mil mensagens. Hoje ele está com o dobro e afirma que o Fórum é uma maneira ideal de congraçamento entre torcedores do Atlético. “Há uma troca de pontos de vista distintos, sobre nosso clube. Além de fatos extra-clube, como os off-topics, onde nos conhecemos melhor”, afirma.

Para o estudante Marcelo Marchiore, o Fórum traz temas interessantes que abordam opiniões de pessoas apaixonadas pelo Atlético. “Nunca tinha participado de nenhum Fórum, nem cheguei a conhecer algum outro”, conta ele. Seu tema preferido de discussão é sobre o futuro do Furacão, conclusão da Arena da Baixada e contratações. “Participando do Fórum nós conhecemos melhor o nosso rubro negro”, diz Marcelo.

Forunista assíduo, Marcelo é participante diário das discussões, algumas vezes postando e em outras, aprimorando os seus conhecimentos sobre o Atlético, lendo opiniões e informações divulgadas nos tópicos. Já para o forunista Sergio Surugi, o Fórum trouxe o Brasil, Curitiba e o Atlético para muito perto dele. Acessando de Santiago do Chile, ele afirma que o fórum é a “Boca Maldita” da geração Internet. “Apesar de não haver o contato cara a cara, através deste encontro virtual é possível trocar idéias sobre os mais diversos assuntos, mesmo que o pano de fundo seja sempre o nosso Atlético”, diz o professor.

Graças ao Fórum, ele se sente como se realmente estivesse em Curitiba, opinando e discutindo sobre sua grande paixão, o Clube Atlético Paranaense. Apesar da distância de mais de 3 mil quilômetros, ele conta que o contato com outros participantes lhe dá a oportunidade de expor os seus pontos de vista. “Acredito que a leitura das opiniões deveria ser obrigatória àqueles que comandam o clube. Leio muitas idéias interessantes e que poderiam ser aproveitadas pela administração”, conta. Bem humorado, ele aconselha a diretoria para que aproveite o espaço. “Talvez nem precisa encomendar pesquisas de mercado”.

Avatar

Uma das coisas que mais chama a atenção de quem acessa o Fórum pela primeira vez são os avatares dos forunistas, espécie de representação iconográfica da personalidade. Desta forma, cada usuário pode escolher uma imagem de 140×125 pixels para ser identificado em cada mensagem que publica. No Fórum, há figuras engraçadas, fotos pessoais e de jogadores de futebol, escudos do Atlético e personagens de desenho animado, entre outros. As assinaturas e os apelidos também fazem sucesso. Provérbios, frases engraçadas e filosóficas, divulgação de endereços eletrônicos (páginas pessoais, blogs e fotologs) e convocações da torcida são alguns dos exemplos que chamam a atenção dos internautas.

Promoções

Os usuários cadastrados no Fórum também têm o direito de participar de promoções exclusivas do site. Na primeira promoção, o atleticano Edmar T. Souza foi o vencedor de um ingresso para a partida entre Atlético e São Caetano na Arena da Baixada. No entanto, apenas forunistas com mais de 5 mensagens postadas puderam participar do sorteio.


Edmar recebe o ingresso ao lado de sua noiva

Enfim, para quem ainda não se cadastrou ou nunca publicou uma mensagem, fica a dica. Clique aqui e faça parte desse time campeão você também!

Reportagem: Monique Silva



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…