27 dez 2003 - 21h07

Abril – Maio – Junho

ABRIL

O mês começou com o Atlético contratando reforços para o Campeonato Brasileiro. No dia 2, chegaram o zagueiro Tiago (ex-Rio Branco de Americana) e o volante Izaías (ex-Ponte Preta). No dia 11, foi a vez do zagueiro Capone (ex- Corinthians) desembarcar no CT do Caju.

Em 16 de abril, o clube recebeu a visita do Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, que visitou a Arena e se impressionou com a beleza da estrutura e com o conforto que o estádio oferece aos torcedores. Queiroz elegeu o estádio como um modelo a ser seguido pelos demais estádios brasileiros, com vistas à candidatura do Brasil à sede da Copa do Mundo de 2014. Na oportunidade, o ministro aproveitou para anunciar uma linha de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), especialmente destinada a clubes que pretendem investir em suas estruturas. Ele garantiu liberar crédito para ajudar a realizar o maior sonho da torcida atleticana: a conclusão da Baixada.


Agnelo: crédito para a conclusão da Arena da Baixada

Se nos bastidores, o mês estava agitado, dentro das quatro linhas a história foi bem diferente. Das cinco partidas no mês que disputou pelo Brasileiro, o rubro-negro perdeu três, empatou uma e venceu apenas uma. Destaque para a derrota para o Paraná Clube por 3 a 0, no Pinheirão, na estréia do goleiro Flávio no Tricolor; e a goleada, de virada, sobre o Criciúma por 5 a 2, na Arena. Nesta partida, o meia-atacante Fernandinho, uma das principais revelações do clube em 2003, marcou seu primeiro gol com a camisa rubro-negra.

Campanha em abril:

Data
Horário
Equipe
Placar
Equipe
Estádio
Campeonato
27.04
16h
Atlético
Criciúma
Baixada
Brasileiro
20.04
16h
Fortaleza
Atlético
Pres. Vargas
Brasileiro
15.04
20h30
Figueirense
Atlético
O. Scarpelli
Brasileiro
12.04
16h
Atlético
Atlético-MG
Baixada
Brasileiro
06.04
17h
Paraná
Atlético
Pinheirão
Brasileiro


MAIO

O mês trouxe a grande novidade do futebol brasileiro no ano. No dia 15, o presidente Lula sancionou a Lei de Modernização do Futebol, estabelecendo novas regras para os clubes. Também foi criado o Estatuto de Defesa do Torcedor, garantindo os direitos e a segurança dos freqüentadores dos estádios brasileiros. Cinco dias depois, a CBF decidiu suspender a rodada do campeonato, sob alegação de que o Clube dos 13 considerou inviável atender às exigências. Representantes do Atlético, Flamengo, Grêmio, Fluminense, Vasco, Cruzeiro e Santos, além dos presidentes das federações de futebol de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro tomaram essa decisão. O “golpe” terminou em 24 horas, com a definição de um prazo de seis meses para os clubes atenderem às principais determinações do Estatuto.

No gramado, o Atlético apresentou a grande novidade para o ataque. A contratação do atacante Washington parecia ser a solução para a falta de gols do time. Porém, dezenove dias depois de desembarcar em Curitiba, Washington foi reprovado nos exames cardíacos, impedindo-o de assinar contrato com o clube. Apesar de não fazer parte oficialmente do elenco, o Atlético disponibilizou toda a estrutura do CT do Caju e o corpo médico para acompanhar a recuperação do centroavante.

Durante todo o mês, o time jogou cinco partidas, com duas vitórias, um empate e duas derrotas. O maior destaque foi a goleada por 4 a 1 sobre o Flamengo, em tarde inspirada de Ilan, que marcou três gols e se isolou na artilharia do campeonato.


Ilan chegou a liderar a artilharia no Campeonato Brasileiro

O mês também marcou a conquista do prêmio iBEST, considerado o Oscar da Internet brasileira, pela Furacao.com. O site concorreu na categoria pessoal-futebol e ficou entre os três melhores do Brasil. No dia 22, a Furacao.com recebeu uma homenagem especial da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, com voto de Louvor e Congratulações. A proposta, do deputado Durval Amaral, foi aceita pelo fato do site elevar, não apenas o nome do Atlético, como também de toda comunidade paranaense. Foi a primeira vez que um site recebeu uma homenagem como esta na Assembléia.

Campanha em maio:

Data
Horário
Equipe
Placar
Equipe
Estádio
Campeonato
31.05
16h
Fluminense
Atlético
G. Coutinho
Brasileiro
25.05
16h
Atlético
Flamengo
Baixada
Brasileiro
18.05
16h
Internacional
Atlético
Beira-Rio
Brasileiro
11.05
16h
Atlético
Juventude
Baixada
Brasileiro
03.05
18h
Cruzeiro
Atlético
Mineirão
Brasileiro


Junho

Junho começou amarelo para o Furacão. No dia 3, o técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira, convocou os jogadores para a disputa da Copa das Confederações. Três atleticanos foram chamados: o pentacampeão Kleberson, o meia Adriano e o atacante Ilan, na época, artilheiro do Brasileirão com dez gols. Dias depois, o técnico Valinhos convocou os jogadores para a Seleção Sub-20. Outros três atleticanos integraram a lista: Jean, André Luiz e Fernandinho.


Três jogadores do mesmo clube na Seleção Principal: fato inédito no Paraná

Com tantos desfalques, a equipe comandada por Vadão perdeu o clássico contra o Coritiba. Mas, o maior destaque do jogo foi a ação social protagonizada pelos goleiros Diego e Fernando, que doaram cestas básicas e duas camisas autografadas para o Albergue São João Batista. A camisa autografada por Diego foi leiloada na Furacao.com.

Maio também foi um mês importante com o lançamento do Projeto Sicupira, no dia 9. Na ocasião, foi oficializada a parceria entre o Atlético e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), conhecida por revelar craques como Ricardinho, Alex e Lúcio Flávio no futsal.

Campanha em junho:

Data
Horário
Equipe
Placar
Equipe
Estádio
Campeonato
29.06
16h
Vitória
Atlético
Barradão
Brasileiro
22.06
16h
Atlético
Brasil Sub-20
Baixada
Amistoso
14.06
18h
Coritiba
Atlético
Couto Pereira
Brasileiro
08.06
16h
Atlético
Ponte Preta
Baixada
Brasileiro

Texto: Monique Liane da Silva e Patrícia Bahr, do Conteúdo da Furacao.com



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…