29 dez 2003 - 23h22

Julho – Agosto – Setembro

JULHO

Depois de mais de um ano de especulações, no dia 16 o Atlético anunciou a venda do pentacampeão Kleberson para o Manchester United, da Inglaterra. Após ser noticiada negociações com diversos clubes europeus, como Leeds United, Newcastle, Celtic, Roma e Barcelona, Xaropinho foi negociado com os Red Devils, que estavam em busca de um substituto para o astro da seleção inglesa, David Beckham. Os valores da transferência não foram divulgados, mas especulou-se algo em torno de 22 milhões de dólares. O presidente Petraglia anunciou que todo o valor será empregado em melhorias no CT do Caju.

Se Kleberson foi, Adriano renovou o contrato com o clube. Depois de mais de uma semana de negociações com o time francês Olympique de Marselha, enfim Gabiru assinou contrato por mais um ano com o rubro-negro. Do atual elenco, ele é o jogador que há mais tempo defende o Furacão.


Depois da longa novela, Adriano renovou com o Furacão para a alegria da torcida

No dia 15, a Furacao.com lançou um serviço exclusivo aos internautas: um banco de dados com as fichas técnicas de todos os jogos do Atlético, a partir de 1999. São mais de trezentos jogos, com a escalação e dados pertinentes a cada partida.

O mês entrou para a história também por ter abrigado a partida mais longa da história da Arena. No jogo contra o Corinthians, disputado dia 6, a forte chuva que caiu em Curitiba obrigou o árbitro paralisar o jogo aos 30 minutos do primeiro tempo. Após aguardar meia hora, o jogo reiniciou com um legítimo banho de bola do rubro-negro, que venceu o Timão por 3 a 1, com três gols de Ilan. A partida manteve o tabu de cinco anos que o Atlético não perde para o time paulista.

Apesar da boa vitória, o mês foi de insucessos no Brasileirão. Em oito partidas, o Atlético obteve duas vitórias, três empates e três derrotas. O baixo aproveitamento resultou em críticas do torcedor ao trabalho do técnico Oswaldo Alvarez. Pesquisa da Furacao.com apontou que 45% dos internautas acreditavam que substituir Vadão seria a solução para o Atlético sair da má fase.

Se no profissional a situação estava complicada, na categoria de Juniores o Atlético encantava. Pela segunda vez na história, o time se classificou para a final da Taça Belo Horizonte de Futebol Junior, sagrando-se vice-campeão do torneio.

Campanha em julho:

Data
Horário
Equipe
Placar
Equipe
Estádio
Campeonato
30.07
20h30
Atlético
Santos
Baixada
Brasileiro
26.07
16h
Atlético
Paysandu
Baixada
Brasileiro
23.07
20h30
Guarani
Atlético
Brinco de Ouro
Brasileiro
20.07
16h
Atlético
Bahia
Baixada
Brasileiro
17.07
20h30
São Paulo
Atlético
Morumbi
Brasileiro
12.07
16h
Atlético
Goiás
Baixada
Brasileiro
09.07
16h
São Caetano
Atlético
An. Campanella
Brasileiro
06.07
16h
Atlético
Corinthians
Baixada
Brasileiro


AGOSTO

No dia 3, terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Terminou, também, a “Era Vadão” no Atlético. Depois da derrota para o Vasco e a campanha abaixo das expectativas na competição (com a 18ª colocação, com 26 pontos, em sete vitórias, cinco empates e onze derrotas), Oswaldo Alvarez deixou o comando do rubro-negro. Foram dispensados também o preparador físico Solivan Dalla Valle, o preparador de goleiros Ricardo Pinto e o auxiliar-técnico Gersinho Moisés. No dia seguinte, o clube confirmou a contratação de Mário Sérgio Pontes de Paiva. Ele chegou trazendo uma nova comissão técnica e dispensando dois atletas experientes e de confiança do ex-treinador: o volante Leomar e o zagueiro Capone.


Mário Sérgio voltou ao Atlético depois de armar o time Campeão Brasileiro em 2001

Na estréia de Mário Sérgio, o Atlético conseguiu a primeira vitória em clássicos estaduais no ano: 1 a 0 sobre o Paraná Clube, com gol do zagueiro Rogério Corrêa. O time passou a empolgar e no dia 16 finalmente venceu seu primeiro jogo fora da Arena no Brasileiro: 2 a 1, contra o Atlético-MG.

Uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, com a presença de todos os conselheiros e do presidente Mário Celso Petraglia, agitou os bastidores do clube. Entre os temas abordados discutiu-se a negociação de jogadores, dívidas do clube, investimentos no patrimônio, melhorias no CT do Caju e a intenção de se fechar uma parceria para terminar a Arena.

O mês foi marcado também pela disputa dos Jogos Pan-Americanos, em Santo Domingo, na República Dominicana. E o Atlético esteve muito bem representado no principal evento esportivo do continente, com o atacante Dagoberto sendo o principal jogador do time, que conquistou a medalha de prata para o futebol brasileiro.

Campanha em agosto:

Data
Horário
Equipe
Placar
Equipe
Estádio
Campeonato
31.08
18h
Criciúma
Atlético
H. Hülse
Brasileiro
23.08
16h
Atlético
Fortaleza
Baixada
Brasileiro
20.08
20h30
Atlético
Figueirense
Baixada
Brasileiro
16.08
18h
Atlético-MG
Atlético
Mineirão
Brasileiro
10.08
18h
Grêmio
Atlético
Olímpico
Brasileiro
06.08
20h30
Atlético
Paraná
Baixada
Brasileiro
03.08
18h
Vasco
Atlético
São Januário
Brasileiro


SETEMBRO

Setembro começou com a campanha da Furacao.com de apoio aos jogadores do Atlético. Mais de 200 e-mails foram enviados ao site e posteriormente entregues aos jogadores.

Apesar disso, dentro de campo os resultados não apareceram. O Atlético foi goleado pelo Cruzeiro, em plena Arena, por 4 a 1, e pelo Juventude, no Alfredo Jaconi, por 4 a 0.

Com os resultados negativos, o clima ficou conturbado no CT do Caju. Problemas por indisciplina acabaram afastando jogadores do elenco. O primeiro foi Douglas Silva, que depois da derrota para o Cruzeiro, chegou a ser dispensado pela diretoria. Dias depois ele recebeu o “perdão” dos diretores e comissão técnica e foi reintegrado ao elenco. Depois foi a vez de Adriano, que não foi relacionado para o jogo contra o Internacional, por problemas com o técnico Mário Sérgio.

A notícia boa veio com a convocação do meia-atacante Fernandinho para a Seleção Brasileira Sub-18. Ele disputou a Copa Sendai, no Japão, com a responsabilidade de ser o único representante do estado na competição.

Foi neste mês, também, que o novo modelo de uniforme número dois foi lançado. O dourado passou a ser a cor predominante, em alusão ao título brasileiro de 2001. Outra inovação foi a presença de uma nova marca como patrocinadora, a Try On, uma empresa fabricante de calçados adquirida pela Umbro.


Categorias de Base: tudo sobre os futuros craques do Atlético

No dia 17, a Furacao.com lançou uma seção exclusiva dedicada às Categorias de Base do Atlético. O conteúdo, inédito e exclusivo, mostra o trabalho do cotidiano do Departamento Amador, o planejamento para jovens atletas, além dos elencos das categorias Infantil, Juvenil e Juniores.

Campanha em setembro:

Data
Horário
Equipe
Placar
Equipe
Estádio
Campeonato
27.09
18h
Flamengo
Atlético
Maracanã
Brasileiro
24.09
19h
Atlético
Inter
Baixada
Brasileiro
21.09
16h
Juventude
Atlético
Alfredo Jaconi
Brasileiro
13.09
16h
Atlético
Cruzeiro
Baixada
Brasileiro

Texto: Monique Liane da Silva e Patrícia Bahr, do Conteúdo Furacao.com



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…