5 fev 2004 - 7h07

Caldeirão pé quente

“Uh, Caldeirão! Uh, Caldeirão!”. O grito da torcida atleticana reverenciando o estádio ecoa muito mais forte quando o assunto são os clássicos estaduais. Afinal, já são exatos 1.033 dias (ou 34 meses) que o Atlético não sabe o que é perder para os rivais Coritiba e Paraná Clube dentro da Arena.

A última derrota foi em 08 de abril de 2001, por 3 a 2 para o Coritiba, em jogo válido pelo Campeonato Paranaense. De lá para cá, o rubro-negro disputou sete clássicos na Baixada e obteve quatro vitórias e três empates.

Em Atletibas, o retrospecto em casa é favorável ao Furacão. Os dois maiores rivais do futebol paranaense já se enfrentaram oito vezes na nova Baixada, com quatro vitórias atleticanas, um empate e três derrotas. Contra o Paraná, adversário deste domingo, o retrospecto é ainda melhor. O Atlético sustenta a invencibilidade de nunca ter perdido para o tricolor dentro da Arena. Foram nove confrontos, com quatro vitórias do rubro-negro e cinco empates.

Esses números colocam os dois rivais entre os maiores fregueses do Atlético na Baixada: o Prudentópolis foi o time que mais perdeu, cinco vezes, seguido por Coritiba, Paraná e São Paulo, com quatro derrotas cada. O Paraná é também a equipe que sofreu a maior goleada em terreno atleticano: 6 a 1, em 30 de maio de 2002.

Se em jogos as estatísticas são favoráveis, elas ficam ainda melhor quando o assunto é a conquista de títulos. Desde 1999, ano que foi inaugurada a Arena, o Atlético decidiu dois Campeonatos Paranaense dentro de casa e ficou com a taça. A primeira vítima foi o Coritiba, em 2000, quando o empate por 1 a 1 garantiu o título ao rubro-negro. No ano seguinte, mais uma decisão, agora contra o Paraná, e um novo empate, por 2 a 2, selou o bi-campeonato atleticano.

Neste domingo, o confronto contra o Paraná é válido pela quinta rodada do Campeonato Paranaense. O tricolor, vice-lanterna do Grupo A com apenas um ponto, ainda não venceu na competição e sequer conseguiu marcar um gol nos quatro jogos que disputou. Já o Atlético é o líder da chave, com dez pontos, e está matematicamente classificado para a próxima fase. O rubro-negro, ao lado da ADAP, têm a melhor campanha do Estadual, melhor ataque (com dez gols) e melhor defesa (sofreu apenas dois gols). Por isso, uma vitória atleticana no jogo, além de assegurar a ponta da tabela, mantém a escrita da Arena, que anda fazendo a diferença para o Furacão nos clássicos estaduais.

Reportagem: Patricia Bahr, do Conteúdo da Furacao.com



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…