O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
20 fev 2004 - 9h01

Cadeiras: apenas opiniões

O bom colunista Juliano Ribas opinou a favor da colocação de cadeiras na Arena. Além de bom colunista, ele é um profissional coerente, pois, como publicitário, contribuiu com a criação da campanha “Atlético Total” e não poderia pensar de outra forma. É graças ao sucesso dessa campanha que hoje somos campeões brasileiros, temos o melhor estádio da América Latina e nossa diretoria é bastante influente no Clube dos 13.

Foi pensando assim, “pra frente”, que chegamos aonde chegamos. Apesar disso, considero a opinião de Juliano boa, fundada, mas um pouco diferente da minha. Tenho um certo receio com relação a essa idéia brasileira de focar a evolução do futebol nos moldes europeus. Somos melhores e mais criativos que eles no campo e somos mais vibrantes e criativos que eles nas arquibancadas. A verdade é que perdemos feio fora do estádio, pois também os dirigentes brasileiros são mais criativos que os europeus, mas infelizmente costumam atuar em favor próprio e não conforme os interesses dos clubes que dirigem (leiam-se aqui Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, Corinthians e Palmeiras, Grêmio e Internacional).

O futebol europeu não é pura e simplesmente mais organizado que o nosso. Lá no Velho Continente existe mais dinheiro e menos impunidade, dois fatores avessos ao que temos no Brasil. A organização do nosso Atlético é fruto da criatividade administrativa e, acredito eu, da honestidade da geração Petralia, que fez parcerias com empresários, com instituições e com o Estado para montar times vencedores, para fazer o melhor dos estádios brasileiros, para formar jogadores e para vendê-los à Europa, onde, segundo nosso próprio presidente Deliberativo, “ainda pagam absurdos” por um atleta.

É bom para nós, torcedores brasileiros, que temos no mercado europeu a maior e mais plausível fonte de renda para nossos clubes. Nosso Atlético evoluiu em função dessas boas formações e boas vendas de jogadores. Não consigo crer que, no contexto curitibano, o Atlético consiga pôr 20 mil abastados nas novas cadeiras da Arena. Não põe nem por “quinzão”! Minha intenção não é expulsar da Arena os novos ricos e trazer de volta os maloqueiros da Baixada. Nada disso. Quero que o Atlético continue aquele time para todos. Só quero que nosso Furacão seja cada vez mais o “Clube Atlético dos Paranaenses”. Aí sim vamos vender cada vez mais camisas, santinhos, canecas, bolas, chaveiros, imagens, jogadores e até ingressos.

Minha posição com relação às cadeiras é em pé. Só em casa eu consigo assistir sentado aos jogos do Furacão. Na Arena, eu vibro com o time. Sei que a colocação das cadeiras é inevitável, pois trata-se de uma adaptação ao Estatuto do Torcedor e um critério para a realização de jogos internacionais. Tenho um medo sincero de que nossa torcida sente e esfrie ou tenha suas coreografias atrapalhadas pela presença das cadeiras. Da minha parte, torço para que elas deixem nosso estádio ainda mais bonito e respeitado, mas que sejam bem pequenas e nem dêem vontade de sentar, pois a razão de ser Furacão do nosso time é a honra que a nossa torcida presta às vibrantes cores da camisa do Atlético: o vermelho e o negro.

P.S.: Sugiro cadeiras de pedra, aço ou qualquer material indestrutível no espaço reservado à torcida adversária: na primeira chance que tiverem, os coxas (sabemos disso) vão tentar quebrar tudo.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…