12 mar 2004 - 18h13

Opinião: “Receita para um ranking inócuo”

Receita para criar um Ranking Inócuo:

Quer fazer como a Revista Placar, e criar um ranking que contradiz seus próprios resultados? Então siga os seguintes passos:

– Separe diversos objetos de estudo;

– Eleja critérios para avaliá-los diante de seu objetivo (por exemplo, definir qual é o maior);

– Aplique os critérios um por um aos objetos selecionados;

– Colha os resultados e crie uma tabela;

– Olhe para o topo da tabela, lembre-se dos preconceitos e bairrismos arraigados na sua cabeça, e exclua sumariamente os itens que você imaginar que estão no lugar errado;

– Divulgue seu Ranking;

– Receba as críticas;

– Apresente uma desculpa esfarrapada, do tipo “estamos considerando a torcida de cada clube, sobretudo fora de suas praças”;

– Pergunte a si mesmo “por quê não incluí este critério (torcida) quando selecionei aqueles que aplicaria aos objetos, se ele é decisivo para o objetivo final da minha pesquisa?”;

– Entre em confronto com sua consciência;

– Rasgue seu ranking e jogue-o no lixo (se tiver dignidade); OU

– Admita publicamente seu preconteido, por exemplo “não podemos considerar um clube do Paraná como o maior do Brasil, ainda que ele tenha sido superior nos critérios utilizados na pesquisa;

Pronto, agora você também tem seu “ranking”, que, além de expor os resultados de sua pesquisa, demonstra os preconceitos que assolam o seu pensamento.

Deixando de lado a ironia, registro minha profunda lamentação com a hipocrisia demonstrada pela Revista Placar.

Ricardo Campelo
Colunista da Furacao.com
Entre em contato com o autor do texto



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…