O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
24 mar 2004 - 10h23

80 anos: oito décadas providos pela paixão!

Instituição atleticana. Que celebra oito décadas de virtuosa história, cujo provimento é oriundo da paixão fiel e vitalicia de cada torcedor, que reserva uma parte de sua vida para dedicar atenção aos acontecimentos que permeiam cada ato desse clube chamado Atlético. Cujo a fama me seduziu ainda em uma época que eu nem sabia o que era campeonato de futebol e desconhecia a gama de clubes existente no futebol brasileiro. Nessa época só sabia que o Atlético tinha camisa vermelha e preta distribuidas em faixas horizontais e que jogava com um tal de Coxa (time do coração de meu pai, vô, padrinho…) e Colorado (time de coração de um tio querido). Porém mesmo com a influencia de familiares, sempre disse ser atleticano, não pelo futebol que jogava (pois nem acompanhava jogo naquela época), mas pela beleza da camisa rubro-negra que era e é muito mais estética que as dos nossos tradicionais rivais.

Em 1986 tive a oportunidade de assistir pela primeira vez um jogo em que o Atlético participava e foi o primeiro que assisti do começo ao fim. Era Joenvile X ATlético, transmitido pela rede OM de televisão (Bandeirantes). O Atlético perdeu por 2X0. Mas mesmo meu pai tirando sarro, comecei acompanhar a patir daquele dia jogos do Atlético pelo radio e tv quando passava. Pois curiosamente achei lega o nome do goleiro do Atlético (Marola) (tinha naquela época o sonho de ser goleiro).

Engraçado ou não, me tornei atleticano, sendo que nesse mesmo ano de tanto encher a pasciencia de minha mãe, ela permitiu que eu fosse em um jogo ao vivo. Fui com um vizinho e amigo da familia, que também era atleticano e levava seus filhos. Esse jogo foi no Pinheirão (Inauguração dos refletores, na época a terceira melhor do Brasil) e jogo valido pelo campeonato brasileiro de 1986 Atlético X Cruzeiro. O jogo foi 1 X 1, gol de empate marcado por Mauro Madureira de penalti.

Após isto presenciei ao vivo as finais do campeonato paranaense de 1989 Atlético X Pinheiros. Primeiro jogo foi na Vila Olimpica 1X1 (recorde de publico até hoje não alcanssado), 0X0 no segundo jogo (o Atlético só não foi campeão porque o grande idolo Carlinhos (Sabia) chutou o penalti na mão do goleiro Toinho, e por este motivo teve um terceiro jogo onde o Atlético ganhou por 1X0 com gol de Manguinha. Foi o primeiro titulo que presenciei.

Em muitos outros jogos posteriorment fui, entre eles a reinauguração da baixada Atlético X Flamengo. Porém a pior recordação neste 18 anos de história como torcedor que presenciei foi Coritiba 3X0 Atlético no Couto, pelo Campeonato paranaense de 1989. O problema não era a derrota, mas o dia seguinte à essa derrota na Escola!

Acompanhei grandes vitorias e algumas derrotas, crises e momentos de harmonia. Sempre gostei da originalidade do Atletico, cujo não se espelha em nenhum outro clube, pois é unico, e por este motivo que se torna tão especial. Nesse dia tão especial que marca seus oitentas anos, comemoro duplamente, pois minha avò materna (que apesar de ser Coxa) faz também aniversário. Parabéns grande Clube Atlético de todos os apaixonados Paraenses.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…